Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Conheça o projeto

MPDFT

Menu
<

Tamanho da fonte:

Após a criação e instituição dos Setores de Medidas Alternativas do MPDFT, com a consolidação do trabalho realizado, percebeu-se a necessidade de informar à comunidade sobre a importância das medidas alternativas e o impacto social que sua utilização gera na construção da cidadania em todas as circunscrições do Distrito Federal.

Dessa forma, a partir de 2014, servidores e promotores de justiça pensaram a criação de um grupo de trabalho (GT-Cema) para traçar novos caminhos que fossem eficientes para dar visibilidade às ações desenvolvidas pelos Setores de Controle e Acompanhamento de Medidas Alternativas, em parceria com as instituições, na aplicação das medidas em todo o DF.

Outra preocupação do GT-Cema estava relacionada ao acompanhamento e à utilização pelas instituições parceiras dos valores relativos às prestações pecuniárias encaminhadas pelo Judiciário. Era necessário criar mecanismos que promovessem maior transparência quanto à utilização dos recursos para que Ministério Público e a sociedade pudessem dimensionar o alcance social de tais encaminhamentos.

Nessa linha de pensamento e atuação, em maio de 2016, a Cema (Coordenadoria Executiva de Medidas Alternativas) iniciou uma nova forma de trabalho, que consiste em buscar a rede parceira e dela extrair projetos específicos que pudessem ser subsidiados com as prestações pecuniárias resultantes das conversões de fianças em acordos de suspensão condicional do processo (art. 89, Lei 9099/95).

A partir daí, toda a equipe da Cema passou a acompanhar diretamente a execução dos projetos escolhidos, comunicando os progressos e resultados alcançados em cada um deles.

Assim surgiu o projeto Nós podemos muito mais: trabalhando em rede com a rede que desde 2016 seleciona projetos e alguns deles são apresentados nesta página.

.: voltar :.