Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Nova varíola: MPDFT acompanha medidas tomadas pela Secretaria de Saúde

MPDFT

Menu
<

Tamanho da fonte:

População deve estar atenta aos sintomas e buscar atendimento se houver suspeita da doença

 

A 4ª Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde (Prosus) acompanha as medidas tomadas pela Secretaria de Saúde (SES) para a prevenção e o combate à nova varíola. Foram requisitadas informações sobre a disponibilidade de vacinas e sobre a realização de análise das amostras coletadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen).

A população deve estar atenta aos sintomas e buscar atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) se houver suspeita da doença. Em caso de dificuldade para conseguir atendimento ou acesso ao teste, é possível procurar a Ouvidoria do MPDFT para pedir providências.

No último dia 10, integrantes da força-tarefa do MPDFT reuniram-se com representantes da SES para discutir medidas de combate e prevenção à nova varíola e reforçar a necessidade de esclarecer a população sobre o tema. Sabe-se que, no Distrito Federal, já existe transmissão comunitária da doença.

 

Saiba mais

A nova varíola pode ser transmitida por contato direto com lesões, fluidos corporais, secreções respiratórias e materiais contaminados. Gestantes também podem transmitir a doença para o bebê através da placenta. O período de incubação varia de 5 a 21 dias e a transmissibilidade continua até o desaparecimento das lesões na pele e a cicatrização das crostas.

Os principais sintomas são erupções na pele, febre alta, fadiga, dor de cabeça ou no corpo, cansaço e aumento dos gânglios. A prevenção inclui a higienização das mãos e o uso de máscaras. Também é importante evitar o contato direto com pessoas infectadas ou compartilhar objetos de uso pessoal, talheres, pratos, copos, toalhas e roupas de cama.

Os informes da SES sobre a evolução da doença no Distrito Federal podem ser acompanhados clicando aqui.Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.