Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Prosus defende retorno planejado e sem prejuízos à população de médicos cedidos ao Iges

MPDFT

Menu
<

Em reunião virtual realizada nesta sexta-feira, 5 de março, entre promotores e representantes do Sindmédico, Iges e Ses, ficou definido que a realocação dos médicos será gradual

O retorno de profissionais de saúde cedidos para o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF) pela Secretaria de Saúde (Ses-DF) foi tema de reunião, realizada nesta sexta-feira, 5 de março. Promotores de Justiça de Defesa da Saúde e representantes do Sindicato dos Médicos (Sindmédico), do Iges-DF e da Subsecretaria de Gestão de Pessoas (Sugep) da SES-DF conversaram sobre os impactos da medida. 

Ficou definido entre os participantes, que o processo de retorno dos profissionais à Ses-DF será realizado de forma planejada, lenta e gradual, principalmente para que não haja desassistência para as unidades geridas pelo Iges-DF, como o Hospital de Base, Hospital de Santa Maria e seis Unidades de Pronto Atendimento (Upas). 

Segundo os promotores de Justiça da Prosus, os profissionais somente serão devolvidos após a contratação de substitutos, se necessário for, e depois de devidamente treinados. Eles esclarecem que, em casos imprescindíveis, como exemplo, em especialidades de cirurgia cardíaca e oncologia, em que o Hospital de Base é referência, os médicos deverão continuar o trabalho no local, sem necessidade de retornar ao quadro da Secretaria de Saúde. 

O assunto ganhou destaque após publicação de circular da Secretaria de Saúde que orienta os profissionais de saúde cedidos ao Iges-DF para que preenchessem formulário eletrônico com indicação de possíveis locais da rede pública de saúde, para onde serão transferidos. Os representantes do instituto e da SES esclareceram que o documento é destinado a criação de um banco de dados, com indicação dos nomes, especialidades, atuais lotações e preferências de novas lotações dos profissionais cedidos, facilitando um futuro controle por parte da Sugep-SES. 

A preocupação do Ministério Público e dos demais órgãos envolvidos que participaram da reunião é que o planejamento de retorno dos profissionais à SES seja feito de forma ordenada e, especialmente, que não cause prejuízos à população do Distrito Federal.

Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.