Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - MPDFT acompanha fechamento do Hospital de Campanha do Estádio Nacional

MPDFT

Menu
<

Tamanho da fonte:

Cerimônia homenageou profissionais de saúde e pacientes atendidos na unidade

Representantes da força-tarefa do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) para enfrentamento à Covid-19 participaram da solenidade de encerramento das atividades do Hospital de Campanha do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha (HCMG), realizada na tarde desta quinta-feira, 15 de outubro. Na ocasião, foram realizadas homenagens aos pacientes e aos profissionais que atuaram no hospital.

A força-tarefa fará o acompanhamento do Plano de Desmobilização de Leitos Covid-19 do DF apresentado pela Secretaria de Saúde, para que sejam obedecidos critérios técnicos de avaliação da curva epidemiológica no DF na tomada de decisões, conforme anunciado. “Vivemos um novo momento nesta pandemia. Agora, além de agradecer a esses atores que salvaram inúmeras vidas, temos que garantir que os investimentos feitos permaneçam a serviço da população. Aqui se produz um legado, todos esses equipamentos devem servir para atender outros tantos pacientes de outras enfermidades”, destacou o procurador distrital dos Direitos do Cidadão e coordenador da força-tarefa, Eduardo Sabo.

O hospital de campanha, que começou a funcionar em 22 de maio, recebeu 1800 pacientes. Desses, 1782 se recuperaram da doença. “Ao ver esses leitos vazios, a sensação que sentimos é de dever cumprido”, destacou a coordenadora médica do hospital, Carol Esbesdobler durante a solenidade. Helena Elvira foi uma das três últimas pacientes a receber alta da unidade de saúde. “É uma felicidade que não consigo descrever”, explicou emocionada.

Segundo a Secretária de Saúde, atuaram no Mané Garrincha 129 médicos e 647 enfermeiros, além de profissionais de outras áreas, como fisioterapeutas, nutricionistas e agentes administrativos de setores como transporte, alimentação e segurança. A unidade foi equipada com 197 leitos, sendo 173 de enfermaria adulto, 20 com suporte avançado e quatro de emergência.

Participaram da cerimônia, ainda, o secretário de saúde do DF, Osnei Okumoto; o promotor de Justiça e secretário da força-tarefa, Bernardo matos; o presidente do consócio Arena BSB, Richard Dubois, além de todo corpo clínico que atuou do hospital.

Vistorias

Desde o início da organização do estádio para o recebimento de infectados pela Covid-19, o MPDFT realizou inspeções no hospital de campanha para verificar o atendimento à população, assim como o cumprimento do contrato firmado para gerenciamento da unidade. Após uma dessas vistorias, por exemplo, o MP expediu recomendação para que os responsáveis pela execução contratual encaminhassem ao MPDFT relatórios de conferência dos equipamentos médico-hospitalares e da ativação de leitos, além de atualização quinzenal sobre os serviços prestados pela empresa contratada. Na ocasião, o MP também solicitou a manutenção do controle semanal de consumo e estoque de medicamentos, insumos e equipamentos de proteção individual, além da checagem da habilitação técnica e a titulação dos profissionais que atuavam no local.

 

Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.