Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Força-tarefa: redução na renda familiar aumenta procura por assistência social

MPDFT

Menu
<

O DF ultrapassou a marca de 180 mil infectados pela Covid-19. Especialistas apontam tendência de queda na proliferação do vírus. Força-tarefa segue acompanhando ações do governo

Força-tarefaA força-tarefa do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) que acompanha as ações de prevenção e combate ao novo coronavírus na capital federal esteve reunida nesta quinta-feira, 17 de setembro. Foram relatados os destaques em diferentes frentes de atuação. Na área da assistência social, chama a atenção o aumento na procura pelo programa Prato Cheio, destinado às famílias em situação de insegurança alimentar e nutricional no DF, principalmente no período da pandemia. Atualmente, cerca de 29 mil beneficiários recebem o crédito, mas ainda há uma fila de mais de 20 mil pessoas aguardando o processamento do cadastro.

Membros do MPDFT fazem o acompanhamento do plano de contingência da  Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e estão preocupados com os impactos da redução de renda desde o começo da crise sanitária. “O número de inscritos no programa Prato Cheio triplicou e ainda há uma enorme fila de espera para uma das necessidades mais básicas, que é a alimentação. Estamos acompanhando bem de perto, pra tentar contribuir para a solução”, afirmou a promotora de Justiça Hiza Carpina.

O coordenador da força-tarefa, procurador de Justiça Eduardo Sabo, relata que o desafio de evitar o contágio no transporte público continua, apesar de indícios de redução nas taxas de propagação do vírus. “Temos que fazer o máximo para preservar os cidadãos que utilizam os coletivos. Com a retomada das atividades econômicas, escolares, desportivas e de lazer, há uma maior procura pelo transporte. Nos últimos dias, foram realizadas inspeções nos terminais rodoviários para verificar o cumprimento das medidas de higienização e reuniões com a Secretaria de Mobilidade para tratar do remanejamento de veículos das linhas menos procuradas para aquelas mais lotadas”, completa Sabo.

As inspeções em Unidades Básicas de Saúde (UBS) prosseguem para a avaliação da atenção primária oferecida à população. Foram identificados problemas no fluxo de atendimento e na realização de exames. Essas são consideradas dificuldades antigas, que estão mais evidenciadas pela pandemia. Existe também uma grande preocupação dos membros do MPDFT com os procedimentos de saúde represados por quase seis meses, período em que foi priorizado o tratamento para a Covid-19. Foi possível observar nas UBS uma aparente redução de procura por suspeita do novo coronavirus e por casos mais graves da doença.  Todos os dados levantados estão em discussão com os gestores da Secretaria de Saúde. 

No acompanhamento do sistema prisional, integrantes da força-tarefa que atuam no Núcleo de Controle e Fiscalização do Sistema Prisional (Nupri/MPDFT) lançaram um vídeo com informações e esclarecimentos sobre o processo de retomada das visitas presenciais e das saídas temporárias no Sistema Penitenciário de Brasília. O conteúdo é destinado aos familiares dos internos e pode ser visto no canal do YouTube da instituição. O retorno gradual dos benefícios autorizado pela Vara de Execuções Penais (VEP) teve início nesta quarta-feira, 16 de setembro.

Números
O grupo analisou com perspectivas otimistas os dados epidemiológicos do dia. Nesta quinta-feira, o Distrito Federal contabilizava 180.844 pessoas contaminadas pela Covid-19, sendo que mais de 169 mil (93,8%) estão recuperadas da doença. O total de  vítimas fatais é de 3.022. 

Clique aqui e saiba mais sobre a atuação da força-tarefa do MPDFT. Coordenada pelo procurador distrital dos Direitos do Cidadão, José Eduardo Sabo Paes, o grupo é integrado pelas promotorias de Justiça que atuam nas áreas de saúde, educação, patrimônio público, idoso, meio ambiente, infância e juventude, consumidor, direitos humanos e sistema prisional.

Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.