Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Em parceria com especialistas da Austrália e Brasil, MPDFT lança livro sobre violência de gênero

MPDFT

Menu
<

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) lançou nesta quinta-feira, 3 de dezembro, o livro “Reflexões sobre políticas de prevenção à violência de gênero contra mulheres e meninas: debates no Brasil e na Austrália”. O evento foi transmitido pela plataforma Zoom.

Durante a cerimônia, a procuradora-geral de Justiça do DF, Fabiana Costa, falou sobre a importância da obra. “Essa coletânea tem o objetivo de contribuir para resgatar a dignidade dessas pessoas que são violadas em seus direitos, sobretudo pelo fato de serem mulheres. São reflexões que contribuem para a disseminação de boas práticas destinadas ao enfrentamento coletivo dessa criminalidade. A Defesa dos Direitos Humanos no MPDFT se fortalece com os resultados deste trabalho”, afirmou.

O livro é composto por 26 artigos que foram escritos por 27 autores que lidam com a temática em instituições de ensino, órgãos governamentais de enfrentamento à violência doméstica no Brasil e na Austrália. É fruto de um projeto de cooperação promovido pelo Núcleo de Gênero do MPDFT, com apoio da Monash Gender and Family Violence Prevention Center, da Faculdade de Justiça da QUT University, da ONU Mulheres no Brasil e da Embaixada da Austrália.

O evento foi conduzido pelo promotor de Justiça Thiago Pierobom, que participou da organização do material. Ele falou sobre o histórico do projeto e de suas expectativas: “Esperamos que essa coletânea possa aproximar ainda mais nossos países, nos sentido de fortalecer essa rede e a parceria de boas práticas, e colaborar pra encerrar esse verdadeiro câncer social que é a violência contra a mulher”.

Anastasia Divinskaya, representante da ONU Mulheres, comentou sobre a campanha de 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres. “Fazemos um apelo para que todos façam o papel para eliminar essa violência. Reconhecemos o valor e a importância da partilha de experiência e conhecimento para elaboração de políticas públicas. Uma lição que aprendemos ao longo de décadas de trabalho é que a prevenção é o melhor caminho”, comentou. Já Rose Hunter, representante da Embaixada da Austrália no Brasil, falou sobre a importância da coletânea. “Ela fortalece o debate, a rede de especialistas no assunto e ajuda a explicar a questão da violência, deixando claro que se trata de um problema internacional”, disse.

Jude McCulloch, da Monash University comentou sobre a troca de experiências entre os países. “Essa colaboração tem sido muito significativa, porque a Austrália tradicionalmente olha para o Reino Unido, Estados Unidos, Canadá. Não é comum ter parcerias com países em desenvolvimento, mas o Brasil é um líder em lutar contra a violência de gênero”, falou. Wania Pasinato, consultora independente, complementou: “O intercâmbio permite olhar a experiência pelo olhar do outro, perceber o quanto já avançamos. Essa experiência com a Austrália permite refletir sobre nossas estratégias e sobre o que queremos fazer no futuro”.

Kerry Carrington, da QUT University também destacou a atuação brasileira: “O Brasil é um modelo em termos de legislação e políticas. Minha esperança é que finalmente tenhamos uma mudança na legislação australiana”, comentou.

Carmen Hein de Campos, da UniRitter mencionou que a obra neste momento é ainda mais importante. “O atual contexto político brasileiro é adverso a políticas de prevenção de violência de gênero. A Austrália nos mostra como investir em prevenção traz resultados”, defendeu.

O livro está disponível em português e inglês em versão digital para download gratuito. Alguns exemplares serão impressos e distribuídos em bibliotecas públicas e centros de pesquisa.

Assessoria Especial de Imprensa
(61) 3343-9045 / 3343-6101/ 3343-9046/ 99149-8588
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.