Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - NaMoral: projeto do MPDFT é premiado pelo CNMP

MPDFT

Menu
<

Iniciativa discute ética e cidadania com estudantes

O projeto “Na Moral”, do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) recebeu, nesta quinta-feira, 12 de novembro, o segundo lugar no Prêmio CNMP 2020 na categoria “Redução da corrupção”. A divulgação ocorreu em cerimônia transmitida ao vivo pela internet.

Segundo a idealizadora do projeto, promotora de Justiça Luciana Asper, o objetivo do “NaMoral” é apresentar à comunidade escolar uma vivência de cidadania, ética e participação social que permita criar mudanças em favor de uma sociedade mais justa, fraterna e participativa. “Ficamos honrados em receber o prêmio, é um reconhecimento e um grande incentivo para que cada um dos voluntários continue acreditando que, quando há comprometimento, podemos construir um caminho para a libertação da corrupção”, comemorou.

Implantado em nove escolas públicas em 2019, o projeto desafiou os estudantes, a partir de ferramentas inovadoras, principalmente de gamificação, a construir um ecossistema de integridade no ambiente escolar. Mais de 250 alunos foram atingidos diretamente como integrantes das equipes, formadas por turmas de 8º e 9º anos. Com as ações que alcançaram toda a comunidade escolar, foram cerca de oito mil crianças e jovens impactados. Estiveram envolvidos no projeto 84 professores.

A procuradora-geral de Justiça, Fabiana Costa, ressaltou a importância do resultado para a instituição. "Essa é uma forma de reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelas equipes do MPDFT. Temos muito orgulho por essa conquista, entre tantos projetos de destaque no Ministério Público em âmbito nacional". 

Resultados

No início do projeto, 31,58% dos professores responderam que a minoria, ou nenhum aluno, se atinha às regras. No grupo dos estudantes, 42,11% afirmaram que a maioria ou todos as respeitavam. Ao final, para a mesma pergunta, houve uma queda significativa nas respostas negativas dos professores - apenas 12,5% mantinham a percepção inicial. Entre os estudantes, houve uma elevação da percepção do respeito às regras: 68,75%.

A promotora de Justiça Luciana Asper defende que o amadurecimento do capital moral e social do cidadão é uma ferramenta efetiva para mudanças comportamentais. “Não é apenas a mudança de postura em relação a atos corruptos até então normalizados, mas também a formação de pessoas comprometidas em colaborar com os pilares de controle, detecção e repressão da corrupção”, afirmou.

Prêmio

A premiação, uma das mais importantes para o Ministério Público, ocorreu durante o Congresso do Ministério Público Brasileiro, em 12 de novembro. Em razão das restrições impostas pela pandemia de Covid-19, a cerimônia foi virtual, transmitida pelo canal do CNMP no YouTube.

Projetos de todo o Brasil concorreram em nove categorias: defesa dos direitos fundamentais, transformação social, indução de políticas públicas, redução da criminalidade, redução da corrupção, unidade e eficiência da atuação institucional e operacional, comunicação e relacionamento, profissionalização da gestão e tecnologia da informação.

Leia Mais

Projeto Na Moral concorre ao Prêmio Innovare na categoria Ministério Público

Celan é a escola vencedora do projeto NaMoral em 2019

Projeto NaMoral: estudantes dão vida aos heróis da integridade

Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.