Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina

MPDFT

Menu
<

Tamanho da fonte:

Publicação bilíngue é destinada ao público infantil

capa pedalar e suaveFoi lançado, nesta quinta-feira, 24 de setembro, o livro “Pedalar é suave”. A iniciativa da ONG Rodas da Paz, integrante da Rede Urbanidade, é uma homenagem aos ciclistas Raul Aragão e Pedro Davison, vítimas da violência no trânsito que se tornaram símbolos da luta por uma convivência pacífica entre o carro e a bicicleta. O evento virtual teve a participação dos autores e da tradutora, além de voluntários e familiares dos homenageados.

Com texto de Josi Paz e ilustrações de Luda Lima e Pedro Sangeon (Gurulino), a obra é voltada para crianças e ensina valores relacionados à segurança no trânsito e à sustentabilidade. A edição é bilíngue em português e inglês e está disponível para download gratuitamente.

Renata Aragão, mãe de Raul e voluntária da ONG Roda das Paz, emocionou os participantes da live com seu depoimento. Segundo ela, o livro é inspirado nos ideais de todos que lutam pela mobilidade ativa e tem o objetivo de conscientizar e inspirar novos comportamentos, de modo lúdico, para que as futuras gerações de pedestres, ciclistas e motoristas convivam em paz. “Um menino pedala suave e feliz, interagindo com o ambiente e as pessoas, ensinando valores de respeito às diferenças, para que todos os modais possam conviver em harmonia. Mensagens básicas como o maior protege o menor, de-va-gar, atenção, gentileza,  são passadas de forma suave e alegre,  para os pequenos e até para os grandes, por que não? Muitos cresceram e esquecem de usar esses valores no trânsito e dirigem feito doidos por aí.”, disse.

Para o presidente da ONG Rodas da Paz, Raphael Dorneles, “o livro é um primeiro passo para uma intervenção maior na educação dos futuros ciclistas, motoristas e pedestres.  “Temos que começar desde cedo a abordar a paz no trânsito, a empatia e a responsabilidade com a vida dos outros. São lições que ajudarão em toda a formação do cidadão. Quem sabe o Raulzinho não ganha uma turma e vive várias aventuras com a garotada?", questionou.

O promotor de Justiça Dênio Augusto Moura, coordenador da Rede Urbanidade, acredita que a obra é um recurso valioso para a formação de futuros cidadãos. “A Rede também tem atuado para promover a sensibilização de agentes públicos e da sociedade para questões relacionadas aos crimes de trânsito. Para nossa alegria, contamos com o apoio de pessoas como Renata Aragão e Pérsio Davison, pais dos homenageados, que souberam transformar sua dor em uma mensagem de paz e de perseverança”, concluiu.

Clique aqui para baixar o livro.

Clique aqui para assistir a live de lançamento.

Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9604 / 3343-9601 / 3343-6413 / 99303-6173
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.