Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Brasil e Suécia: promotor de Justiça participa de debate sobre mobilidade sustentável

MPDFT

Menu
<

O evento, promovido pela embaixada da Suécia, será transmitido pelo Facebook  

webinar0918O promotor de Justiça Dênio Augusto de Oliveira Moura, da Promotoria de Justiça de Defesa da Ordem Urbanística (Prourb) e coordenador da Rede Urbanidade, participa, na próxima terça-feira, 22 de setembro, do webinário “Vision Zero e Mobilidade Sustentável no Brasil”. O evento, que começa às 11h, é promovido pela Embaixada da Suécia e comemora o Dia Mundial Sem Carro. Os participantes discutirão o projeto sueco “Vision Zero” e iniciativas de mobilidade sustentável no Brasil.  

A primeira palestra será sobre o projeto “Vision Zero”, com o representante da Agência Sueca de Transporte (Trafikverket) Matts-Åke Belin. A experiência da cidade de Fortaleza com inspiração na iniciativa sueca será compartilhada por Luiz Alberto Sabóia. Os debates contarão com a participação de três representantes da Rede Urbanidade: o promotor de Justiça Dênio Moura, o coordenador do Projeto Estratégia Nacional da Bicicleta, Yuriê Baptista, e a especialista em mobilidade do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS) Adriana Souza.

O debate será transmitido pela página do Facebook da Embaixada da Suécia.

(www.facebook.com/swedeninbr).

Rede Urbanidade

A Rede Urbanidade é uma iniciativa do Ministério Público do  Distrito Federal e Territórios (MPDFT),  em parceria com a sociedade civil organizada, que tem por objetivo promover a mobilidade sustentável e o transporte coletivo no Distrito Federal. Criada em 2019, é integrada por representantes do MPDFT, de organizações não-governamentais e do meio acadêmico. A Rede já realizou diversos webinários temáticos sobre mobilidade urbana e também sobre os impactos da pandemia nos meios de transporte. Clique aqui para saber mais.   

Vision Zero

Em 1999, o Parlamento Sueco estabeleceu o programa de segurança viária conhecido como “Visão Zero”. Indo além dos métodos tradicionais de segurança, focados nos motoristas – como campanhas pelo uso do cinto de segurança e a proibição de bebidas alcoólicas –, o país adotou a abordagem dos sistemas seguros, segundo a qual as mortes e acidentes no trânsito não são inevitáveis.

Em vez de esperar que as pessoas tenham um comportamento exemplar, um sistema seguro faz com que todos os elementos de uma rede de mobilidade sejam seguros, a fim de reduzir as chances de um acidente grave ou fatal acontecer. O foco é reduzir a exposição das pessoas a acidentes fatais mantendo limites de velocidade aos quais é possível sobreviver em caso de acidente e segregando os modos de transporte nas vias em que for necessário. Na Suécia, a estratégia funcionou. O país tem uma das taxas de mortalidade no trânsito mais baixas do mundo.

Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.