Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - MPDFT estabelece novo cronograma para o projeto – piloto “Um passo no seu espaço”

MPDFT

Menu
<

A procuradora-geral de Justiça, Fabiana Costa Oliveira Barreto, assinou nesta quarta-feira, 19 de fevereiro, portaria que estabelece novo cronograma para a conclusão e a entrega do projeto – piloto “Um passo no seu espaço”, em Samambaia. Idealizado pela 6ª Promotoria de Justiça de Defesa da Ordem Urbanística (Prourb), o projeto tem o objetivo de conscientizar crianças e adolescentes sobre a importância da preservação e manutenção dos espaços públicos.

Na prática, foi criada uma rede em 2019 que envolveu a população e cerca de 200 estudantes de escolas públicas em Samambaia na escolha de uma área pública para revitalização, onde poderá ser construída, entre outras alternativas, uma quadra poliesportiva ou um Ponto de Encontro Comunitário (PEC).

Durante a cerimônia de assinatura da portaria, Fabiana Costa salientou a importância de envolver a comunidade em decisões que podem gerar impacto na vida dos moradores. “Ao envolver a sociedade na discussão de benfeitorias destinadas ao uso coletivo, bem como no estabelecimento de prioridades, este projeto permite a promoção da cidadania, uma das funções mais importantes deste Ministério Público”, destacou.

A gestora do projeto, promotora de Justiça da 6ª Prourb, Yara Maciel Camelo, explicou que por meio do projeto “Um passo no seu espaço”, o MPDFT garante a defesa do patrimônio público e cultural do DF, já que visa ao envolvimento e à sensibilização da comunidade, em especial, crianças e adolescentes. “Além de uma maior participação popular, o MPDFT promove in loco a conscientização sobre o debate do planejamento urbano. Esse cenário pode proporcionar muitos resultados positivos, entre eles, o sentimento de pertencimento nas pessoas, a garantia de qualidade de vida e a redução da criminalidade”, afirmou.

Para o promotor de Justiça da 1ª Prodema Roberto Carlos Batista, a renovação de áreas degradadas em ambientes urbanizados, limpos e atrativos tem o poder de transformar a realidade do lugar. “A redescoberta dos espaços públicos por parte da população resulta em qualidade de vida, vivência comunitária e entretenimento”, concluiu.

Personagem explica projeto às crianças

Para explicar o projeto às crianças, foi criado o personagem de desenho animado chamado Dududuá. Ele é um simpático tamaduá filhote que conta a história de como a pracinha próxima a sua casa tornou-se o seu lugar preferido. Ele explica que a comunidade trabalhou para transformar o local que estava abandonado e sujo em um ambiente agradável. Com a união de todos, o espaço foi revitalizado e ganhou campo de futebol, parquinho e horta.

 

 



Assessoria Especial de Imprensa
(61) 3343-9045 / 3343-6101/ 3343-9046/ 99149-8588
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.