Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Setembro amarelo: encontros de prevenção ao suicídio impactam integrantes do MPDFT

MPDFT

Menu
<

As ações foram promovidas pela Secretaria de Educação e Desenvolvimento Corporativo (Secor), com a Coordenadoria das Promotorias de Justiça de Brazlândia e da Assessoria Especial de Promoção da Saúde (Apres) do MPDFT

Ao longo do mês de setembro, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) promoveu rodas de conversa com o tema “Falando sobre vida” para sensibilizar o público sobre a prevenção ao suicídio. Nesta terça-feira, 24 de setembro, o último encontro foi realizado na Promotoria de Justiça de Taguatinga. Outras unidades do MPDFT também receberam a iniciativa: Brasília II, Gama, Planaltina.

Elias Pereira de Lacerda, voluntário do Centro de Valorização da Vida (CVV) e especialista em saúde do trabalhador, conduziu as rodas. “Os encontros foram permeados de atividades teóricas e práticas que fomentaram uma reflexão sobre as questões que envolvem a saúde mental”, explica uma das organizadoras dos eventos, Rozimeire Xavier, da Promotoria de Justiça de Brazlândia.

Prevenção e empatia

Os encontros eram abertos ao público, mas a grande participação foi de integrantes do próprio MPDFT. “Foi contagiante a palestra, sobretudo no sentido de nos alertar para percebermos a dor do outro”, conta Karla Dantas, da Promotoria de Justiça de Taguatinga. “Foi uma aula sobre empatia, escuta ativa, altruísmo e vida”, resume Daniel Sandes, de Brazlândia.

Durante as rodas, os participantes conversaram sobre os fatores de risco e os fatores de proteção. Também receberam orientações definidas da Organização Mundial de Saúde sobre práticas que devem ser evitadas em casos de suicídio, tais como informar o método utilizado, evitar o sensacionalismo e a divulgação de cartas e fotos do falecido. Para Maristela Rodrigues dos Santos, da Promotoria de Brasília II “o tema trabalhado neste curso nos possibilita desenvolver um olhar atencioso sobre a responsabilidade emocional com os que estão ao nosso redor e não são percebidos”.

“Estamos passando por um período em que a sociedade está muito carente de acolhimento, muito se necessita de práticas efetivas para lidar com as próprias emoções”, opina Amanda da Silva Moreira, da PJ Criminal de Taguatinga. Nas rodas de conversa, a Assessoria Especial de Promoção da Saúde (Apres) do MPDFT apresentou os serviços oferecidos na promoção de qualidade de vida no trabalho e saúde mental.

Para Gildete Shirley da Promotoria de Ceilândia, eventos com esses enfoques são de fundamental importância para que os gestores possam se informar e melhor direcionar as ações para ajudar os servidores que estão em situação de sofrimento mental. “A roda de conversa colocou em nossos corações o desejo de aprender mais e mais a identificar os sinais, que muitas vezes não são óbvios, mas que podem estar colocando uma pessoa em risco”, conclui Luciana Rubim, de Taguatinga.

Iniciativas

Em Brazlândia, a Promotoria de Justiça organizou, entre os dias 2 e 6, a semana “Falando sobre vida”, no Centro de Ensino Fundamental 2, com palestras, oficinas e práticas integrativas para discutir o tema. Participaram estudantes, pais e professores.

Como parte do projeto, o MPDFT também publicou cartilha sobre o tema. O objetivo é apresentar os fatores de proteção e de risco ao suicídio, os mitos e verdades que envolvem o assunto, além de canais de informação e ajuda. Clique aqui para acessar a publicação.

{gallery}comunicacao/prevencao_suicidio{/gallery};

Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.