Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Curso de Mediação de Conflitos no Contexto Escolar chega a terceira edição

MPDFT

Menu
<

As duas primeiras edições foram realizadas com a Regional de Ensino do Núcleo Bandeirante, em 2016 e 2017. Até o momento, 30 educadores já foram certificados

A aula inaugural da terceira edição do curso “Mediação de conflitos no contexto escolar” foi realizada na manhã desta quinta-feira, 13 de junho, no Centro de Educação Profissional Articulado do Guará (Cepag). A iniciativa é do Grupo de Apoio à Segurança Escolar (Gase) do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), em parceria com a Regional de Ensino da cidade e a Fundação Escola Superior do MPDFT (FESMPDFT). Estão inscritos 30 educadores, que terão a oportunidade de aprender técnicas de mediação para o enfrentamento da violência nas escolas, inclusive bullying.

A promotora de Justiça de Defesa da Educação Márcia Pereira da Rocha, coordenadora do Gase, falou sobre as novidades para esta terceira edição e destacou o potencial dos professores como multiplicadores da cultura de paz nas escolas. “Nesta edição, houve o acréscimo no conteúdo programático dos temas círculos restaurativos não conflitivos e bullying. Temos uma expectativa muito positiva, porque os participantes dos cursos anteriores nos relataram como a experiência proporcionou ferramentas transformadoras em sala de aula e para a vida. A rede tem cerca de 30 mil professores e 693 escolas, acreditamos no poder multiplicador da mensagem da cultura de paz e da resolução de conflitos por meio da mediação”, destacou a promotora.

Desde 2005, o Gase atua no fomento a políticas públicas de prevenção e enfrentamento da violência nas escolas. Para a chefe do grupo, Caroline Resende, a soma de esforços do MPDFT, da Regional de Ensino e da comunidade é essencial na construção de soluções conjuntas: “por meio dessa atuação, conseguiremos ampliar os resultados a fim de implementar uma política pública de mediação no ambiente escolar. Com o fortalecimento da rede, estaremos mais perto de transformar em realidade os direitos da sociedade”.

Resolução de conflitos

Com carga horária de 77 horas, o curso é realizado em duas etapas. Na primeira, são realizados encontros presenciais com aulas teóricas e casos simulados de conflitos. Já a segunda parte consiste em encontros de supervisão com instrutores e estágio com casos reais de conflitos escolares. O conteúdo programático inclui a análise do conflito, seus tipos e consequências, com destaque para os problemas de convivência mais frequentes nas escolas: indisciplina, disrupção, maus-tratos, objeção escolar, absenteísmo, vandalismo e bullying.

Os participantes também serão capacitados em técnicas de comunicação não-violenta, fundamentos da negociação, processos circulares e de mediação. Tudo isso para que as questões possam ser resolvidas com ferramentas de mudanças de atitude. O curso será ministrado por três instrutores capacitados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ): Anna Maria Marques Almeida, Leila Duarte Lima e José Manoel Pereira.

Conheça a cartilha do Gase

Saiba mais sobre o projeto Mediação Escolar no vídeo: 

.

 

 

 

 

 

 

 

 

Leia mais

MPDFT promove 2ª edição do Curso de Mediação de Conflitos no Contexto Escolar

Mediação de conflitos no contexto escolar: MPDFT conclui primeira etapa do curso no Núcleo Bandeirante

Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.