Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - MPDFT promove 2ª edição do Curso de Mediação de Conflitos no Contexto Escolar

MPDFT

Menu
<

O Grupo de Apoio à Segurança Escolar do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (Gase/MPDFT) realizou, nesta quinta-feira, 21 de setembro, a aula inaugural da 2ª edição do Curso de Medição de Conflitos no Contexto Escolar na Coordenação Regional de Ensino (CRE) do Núcleo Bandeirante. Além da Regional de Ensino, a iniciativa conta com a parceria da Fundação Escola Superior do MPDFT (FESMPDFT).

O curso possui 26 inscritos e tem o objetivo de implementar a cultura de paz no ambiente escolar, transformando coordenadores pedagógicos, professores, e corpo-técnico administrativo da localidade em mediadores, capacitados a trabalhar o conflito na sua origem, evitando que este evolua para uma situação mais extrema, como ameaça e lesão corporal.

Na 1ª edição, realizada em 2016, também na Regional do Núcleo Bandeirante, formaram-se 19 mediadores de conflitos que já estão mudando a realidade do ambiente escolar. A 2ª edição do curso é decorrente do êxito da iniciativa. São três instrutores voluntários de mediação capacitados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ): Anna Maria Marques Almeida, José Manoel Pereira e Leila Duarte Lima.

“A realidade do ambiente escolar por vezes é bastante conflituosa. Esse curso nos ajuda a lidar com diversas situações do dia a dia, que são passíveis de mudança”, destacou a coordenadora da Regional de Ensino e professora Francismar Figueiredo, acrescentando que a parceria aproxima o Ministério Público da população. Caroline Resende, chefe do Setor de Apoio à Segurança Escolar no MPDFT, explica que "um dos grandes desafios do Gase é trabalhar para que a própria comunidade escolar tenha autonomia e capacidade para resolver pacificamente os conflitos existentes na escola​".

A promotora de Justiça de Defesa da Educação e membro do Gase Cátia Vergara relata que "as relações interpessoais estão cada vez mais violentas, o que reflete na escola e prejudica o processo de educação e aprendizagem, por isso a necessidade de se aprender métodos conciliadores que possam ser usados na solução de conflitos no próprio ambiente escolar".

A iniciativa é realizada em duas etapas, sendo a primeira, com carga horária de 45 horas, dividida em 13 encontros presenciais, no período de 21 de setembro a 13 de novembro. A segunda etapa, com 30 horas não-presenciais, consiste na realização de estágio em escolas do Núcleo Bandeirante, com término previsto para maio de 2018. Os participantes também terão 20 horas de encontros de supervisão com os instrutores.

Mediação

A mediação é uma forma de solução de conflitos na qual uma terceira pessoa, neutra e imparcial, facilita o diálogo entre as partes, para que elas construam, com autonomia e solidariedade, a melhor solução para o problema. Desde 2005, o Gase atua no fomento a políticas públicas de prevenção e enfrentamento da violência nas escolas, além de promover estratégias de envolvimento da comunidade na construção de soluções conjuntas. Conheça a cartilha do Gase.

Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.