Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Alunos de Samambaia participam de caminhada contra abuso e exploração sexual infantil

MPDFT

Menu
<

O evento foi realizado pela rede Social de Samambaia, da qual o Ministério Público e outras instituições fazem parte

 

Nesta sexta-feira, 18 de maio, é o Dia Nacional de Combate contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data está completando 18 anos, tendo sido instituída no ano 2000. Em Samambaia, a rede social local organizou uma caminhada na manhã de hoje que contou com a participação de cerca de 450 pessoas, entre estudantes e profissionais que fazem parte da rede de proteção local.

Durante o trajeto, foram transmitidas orientações aos participantes para identificação, enfrentamento e denúncia desse tipo de violência. Além da caminhada, desde o início de maio, atividades têm sido conduzidas em diversas escolas da rede pública sobre saúde mental e violência sexual contra crianças e adolescentes, com a participação de representantes do Setor Psicossocial da Promotoria de Justiça de Samambaia.

“Percebemos durante a caminhada que todos estavam muito conscientes sobre o tema e a importância de se falar sobre essa violência grave, mas que às vezes acontece de forma sutil. Isso é reflexo da preparação feita pela rede social local, composta por instituições que articulam ações para a efetivação de direitos da comunidade de Samambaia”, destacou a promotora de Justiça Hiza Carpina.

O evento também contou com apresentações artísticas e culturais realizadas por estudantes da cidade que participaram da mobilização. Estiveram presentes alunos da Escola Classe 108, da Escola Classe 317, do Centro de Ensino Fundamental 412, do Centro de Ensino Fundamental 414, da Casa Azul Felipe Augusto, do Centro de Criatividade Infantojuvenil (CCI), da Ação Social Comunitária (AFMA) e do Centro de Projetos e Assistência Integral (CEPAI).

Representantes da Promotoria de Justiça de Samambaia também caminharam contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Durante a abertura, a promotora Hiza Carpina ressaltou a importância do evento, que ao mesmo tempo é fonte de integração e conscientização da comunidade local.

“Dar para a população a consciência de seu papel social e instrumentos de suporte para a cidadania ativa é necessário para consolidar a democracia de fato. É muito importante a aproximação do Ministério Público com os moradores, pois a instituição tem esse papel fundamental na proteção dos direitos coletivos”, enfatizou Hiza.

 

Informe-se e participe
Em 2018, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios preparou a campanha "Combate à Violência e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes", para informar a população, visando combater estereótipos e indicar os serviços para denúncias e atendimento pela rede de saúde e assistência social.

Uma série de cards com mitos e verdades sobre o tema foi veiculada nas redes sociais do MPDFT: Facebook, Twitter, Instagram e YouTube. As peças podem ser baixadas e reproduzidas com a finalidade educativa por todas as pessoas que queiram contribuir para espalhar a mensagem.

 

Leia mais:

Violência sexual: 64% dos casos em 2017 foram contra crianças e adolescentes

Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

 

.: voltar :.