Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Meu projeto de futuro: ampliada iniciativa que oferece noções de planejamento para estagiários

MPDFT

Menu
<

Iniciativa é um diferencial na experiência dos estudantes que passam pelo Ministério Público

Sair da zona de conforto, sonhar sem fantasiar, fazer escolhas éticas, cultivar boas parcerias e ter o hábito de fixar metas. Essas são algumas das orientações passadas aos jovens participantes da iniciativa “Meu projeto de futuro”, desenvolvida pelo Grupo de Apoio à Segurança Escolar (Gase) do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). O projeto tem como objetivo apresentar aos estagiários de nível médio da instituição noções sobre planejamento para auxiliá-los a crescer pessoal e profissionalmente.

A iniciativa é ministrada pela servidora do Gase Caroline Resende, com a colaboração de cinco servidores e uma promotora de Justiça. A capacitação é feita em três encontros, que ocorrem uma vez por semana, com duração de 1h30 cada. No primeiro, os jovens são provocados a pensar no futuro e recebem dicas, adaptadas à sua realidade, sobre como gerir projetos. Na segunda sessão, é aplicado coaching individual para auxiliar na confecção do plano. A terceira é o momento da apresentação do projeto de futuro aos colegas.

Valorização

O “Meu projeto de futuro” foi desenvolvido pelo educador Marcelo Cota sem custos para o MPDFT e, com recursos simples pode gerar reflexões nos estagiários. “Percebeu-se a importância desse projeto na vida destes adolescentes, que enxergaram o significado de estarem nesta instituição, de estudarem e, ainda, de muitas outras atividades que realizavam no dia a dia, tornando-os mais seletivos e focados em suas ações, sendo notória a mudança de suas atitudes”, completa a promotora de Justiça Márcia da Rocha, coordenadora do projeto.

“Achei interessante a proposta, porque vi que se preocupam com meu futuro, me senti valorizada”, conta a estagiária Anna Carolina Góis, de 16 anos. “Tenho dúvidas quanto a que profissão seguir e o que fazer quando terminar essa fase de ensino médio”, comentou o estagiário Victor Gomes, de 17 anos.

Em 2016, a iniciativa foi levada a um grupo de estudantes de três unidades do MPDFT. Com o sucesso, foi estendida e, a partir deste mês, será apresentada nas 18 localidades onde há Promotorias de Justiça. “Nós estamos no momento ideal da vida deles, no momento que eles têm que decidir o que vão fazer, e um planejamento estratégico faz toda a diferença”, afirma Márcia da Rocha.

Leia mais:
Projeto orienta estagiários do MPDFT com planos para o futuro

Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.