16 de março foi a data escolhida para celebrar a existência desse canal de comunicação com a sociedade
Desde 2004, é por meio da Ouvidoria que chegam ao Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) demandas sobre os assuntos que mais interessam à população. Segundo a ouvidora, promotora de Justiça Rose Meire Cyrillo, a Ouvidoria também funciona como unidade de inteligência, de produção de informações e de coleta de indicadores. “A opinião do cidadão sobre a qualidade dos serviços prestados direta ou indiretamente pela Administração Pública também chega até a Ouvidoria”, afirma.
Em 2015, a Ouvidoria do MPDFT realizou 6.575 atendimentos, dos quais 97,7% foram concluídos. Os demais receberam resposta inicial e aguardam providências. A forma de contato preferida pela população do Distrito Federal é a internet: mais de metade das manifestações (55,15%) chegaram por meio eletrônico. Entre todas as ouvidorias dos Ministérios Públicos dos Estados e da União, foi a do MPDFT que mais realizou atendimentos presenciais: o total anual foi de 1.424.
Há várias formas de entrar em contato com a Ouvidoria do MPDFT: pessoalmente, pelo telefone (127), pelo formulário eletrônico, pelo Facebook, por carta ou pelas urnas coletoras disponíveis nas sedes das promotorias das cidades. “Toda demanda que tiver como pano de fundo a atuação do Ministério Público será recebida”, conclui a ouvidora.
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