Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Ministério Público promove simpósio sobre mobilidade urbana no DF

MPDFT

Menu
<

Foto materia mobilidade urbanaNo Brasil, as políticas de mobilidade não acompanharam o desenvolvimento das cidades. Marcadas pelo baixo investimento em transporte público de massa e pelo aumento da motorização individual, essas políticas determinaram como nos deslocamos atualmente. Para contribuir com o debate sobre a elaboração, a implementação e a fiscalização da política de mobilidade urbana no DF, a Promotoria de Justiça de Defesa da Ordem Urbanística (Prourb) promoverá, de 10 a 12 de junho, o simpósio A Concepção Modernista de Brasília e a Perspectiva da Mobilidade Urbana.

O encontro é gratuito e aberto ao público. São oferecidas 280 vagas para o público externo. Clique aqui para fazer sua inscrição até o dia 3 de junho. Membros, servidores e estagiários da instituição devem realizar as inscrições conforme edital próprio divulgado pelo órgão. O evento é realizado pela Comissão de Aperfeiçoamento de Membros (CAM) com apoio da Fundação Escola Superior (FESMPDFT) e da Associação do MPDFT (AMPDFT). Confira a programação completa.

Programação – As palestras contemplam a mobilidade urbana sob várias perspectivas. O uso de transporte sustentável em Brasília, os desafios para a mudança de paradigma, o panorama atual e as perspectivas futuras, a mobilidade sobre trilhos e o uso da bicicleta, a política nacional de mobilidade urbana e o compartilhamento de responsabilidades serão alguns temas abordados.

“É necessário sensibilizar os cidadãos sobre a importância da participação popular na concepção e na fiscalização da política de mobilidade urbana. Diante do exaurimento do modelo centrado no uso do automóvel, precisamos discutir possibilidades e soluções para um problema que já ganhou contornos de urgência no Distrito Federal, pois os erros e acertos que vierem a ser cometidos nesse processo afetarão a todos, indistintamente”, explica o promotor de Justiça Dênio Augusto de Oliveira Moura.

Este é o quarto simpósio promovido pela Prourb. O primeiro foi realizado em 2008, com o tema A Tutela do direito urbanístico como forma de concretizar o princípio da dignidade da pessoa humana. A edição seguinte ocorreu em 2013 sobre O direito às cidades sustentáveis. Em 2014, foi debatido O desafio do planejamento urbano e a sustentabilidade no Distrito Federal.

Participarão como palestrantes os promotores de Justiça Dênio Augusto de Oliveira Moura e Paulo José Leite Farias; o secretário de mobilidade do DF, Carlos Henrique Tomé; o presidente do Metrô/DF, Marcelo Dourado; o juiz de Direito Paulo Carmona; o médico e professor da Universidade de São Paulo (USP) Paulo Saldiva; os professores da Universidade de Brasília (UnB) Frederico Flósculo e Benny Schvarsberg; a coordenadora-geral da ONG Rodas da Paz, Renata Florentino; a gerente de políticas públicas do Instituto de Política de Transporte e Desenvolvimento/RJ, Ana Nassar, e a técnica pericial do MP/RJ Izabella Barandier. Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.