Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - MPDFT participa de II Simpósio Internacional de Emergências com Produtos Perigosos

MPDFT

Menu
<

Os participantes poderão trocar experiências sobre o atendimento a emergências em diversos países

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF) e o Instituto Brasília Ambiental (Ibram), realiza, entre os dias 20 e 22 de maio, o II Simpósio Internacional de Emergências com Produtos Perigosos. A abertura do evento será realizada no Memorial JK e as palestras na Academia de Bombeiro Militar Cel. Osmar Alves Pinheiro, localizada no Setor Policial Sul.

A iniciativa permitirá um diálogo interinstitucional na atuação em emergências e uma visão comparada das boas práticas internacionais. Os participantes poderão trocar experiências sobre o atendimento a emergências químicas, biológicas, radiológicas e nucleares (QBRN) em diversos países. Serão discutidos aspectos importantes sobre a identificação, a contenção e o descarte de produtos perigosos de natureza QBRN e também a responsabilidade e os procedimentos para o salvamento das vítimas.

Convidados estrangeiros farão exposição de doutrinas e matrizes de responsabilidades no atendimento a emergências em seis países: França, Estados Unidos, Inglaterra, Espanha, Belarus e Polônia. No dia 22, a titular da 2ª Promotoria de Defesa do Meio Ambiente (Prodema), Cristina Rasia Montenegro, proferirá palestra sobre medidas alternativas em crimes ambientais. A primeira edição do evento foi realizada em 2012 e abordou experiências na gestão e atendimento às ocorrências envolvendo produtos perigosos em um contexto de grandes eventos, como Copa do Mundo e Olimpíadas.

As inscrições para o simpósio são gratuitas e podem ser realizadas até esta terça-feira, dia 20, no site do CBMDF.

Clique aqui para conferir a programação completa. 

Saiba mais

Produtos perigosos são substâncias que podem causar danos ao meio ambiente e à saúde. O papel do MPDFT é fiscalizar a utilização, o transporte, o armazenamento e o descarte para reduzir a intensidade e a extensão dos impactos negativos, como a degradação da vegetação, a emissão de gases, a alteração da fauna e a contaminação dos recursos hídricos. O Simpósio visa consolidar um espaço de debate sobre estratégias de controle de riscos ambientais relacionados a essas substâncias no DF.

.: voltar :.