Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - 3ª Reunião Geral de Gestão Estratégica: em busca de uma gestão de excelência no MPDFT

MPDFT

Menu
<

Secretaria de Planejamento (Secplan) apresenta os resultados do último triênio

3ºRGE PlanejamentoEstratégico7Cerca de 250 integrantes do MPDFT participaram, nesta terça-feira, dia 8, da 3ª Reunião Geral de Gestão Estratégica (RGE) no auditório da Sede. O evento, realizado pela Secplan, apresentou os resultados alcançados pela Instituição nos anos de 2011, 2012 e 2013.

A procuradora-geral de Justiça do DF e Territórios, Eunice Carvalhido, destacou que essa reunião é um marco de muito trabalho, luta e determinação. "As conquistas apresentadas aqui são fruto de um esforço de equipe, de uma proposta de gestão compartilhada desde o início do meu primeiro mandato". Ao final do discurso, lembrou a citação do escritor francês Anatole France: "Para realizar grandes coisas, não devemos apenas agir, mas também sonhar, não só planejar, mas também acreditar". E complementou: "É preciso acreditar e trabalhar, trabalhar muito".

Para o chefe da Secplan, José Joaquim de Araújo, o planejamento estratégico é o resultado de um trabalho conjunto. "Queremos agradecer aos guardiões que são os articuladores da informação, aos multiplicadores que são os fundadores da cultura de resultados e a todos os servidores e membros que são os que executam os projetos, ações e inciativas", explicou.

Gestão Estratégica 2013

3ºRGE PlanejamentoEstratégico10A chefe da Divisão de Planejamento Estratégico, Andreza Bandeira, relembrou como foi o processo de elaboração do Projeto Gestão Estratégica 2010/2020. "A construção foi bem participativa. Todas as áreas foram contempladas e integraram os respectivos planos táticos, operacionais e indicadores de desempenho", comentou.

Andreza pontuou os principais resultados disponíveis no relatório de gestão estratégica de 2013. Pesquisa de opinião revelou que 75% dos entrevistados consideraram eficaz o atendimento do MPDFT. O índice de adequação da estrutura administrativa atingiu 93%. O percentual de projetos encerrados no prazo e que obtiveram resultado foi de 64%. Já os objetivos estratégicos alcançados foram 95%. "Muita gente planeja, mas medir o resultado é a grande diferença. A cultura de medição é fundamental para o sucesso do Projeto Gestão Estratégica e serve como parâmetro de avaliação e de evolução dos trabalhos desenvolvidos", explicou.

O mapa estratégico do MPDFT possui 29 objetivos distribuídos em três perspectivas: resultados para a sociedade, atividades interna, pessoas, clima organizacional e tecnologia. "Temos 48 painéis ativos e atingimos 91% de cobertura das unidades previstas, com um total de 500 ações realizadas", destacou Andreza.

Ao final, a assessora de Políticas Institucionais, promotora de Justiça Ana Luiza Osório, enfatizou que estamos no caminho certo. "Temos o propósito de promover a justiça, a cidadania, a democracia, a dignidade da pessoa humana para que possamos transformar em realidade o direito da sociedade do DF". O promotor de Justiça Dermeval Farias ressaltou que o MPDFT possui 61 projetos cadastrados na plataforma do CNMP. "Somos o MP com o maior número de projetos cadastrados, embora não sejamos o Ministério Público com o maior número de membros".

A Revista Gestão Estratégica 2013 foi entregue aos guardiões dos objetivos da Instituição que estavam presentes no evento. Os conselheiros do CNMP Cláudio Portela, Jeferson Coelho, Walter de Agra, Leonardo Carvalho, Esdras Dantas, Marcelo Ferra e Antônio Duarte; a promotora de Justiça Helena Gomes, do Ministério Público do Pará; e Wagner Costa, representante da Secretaria de Reforma do Judiciário, também participaram da reunião e receberam uma cópia do relatório.

Este ano, o relatório foi elaborado no formato de uma revista. O objetivo foi traduzir de forma simples e acessível os resultados do trabalho nos últimos três anos. Para acessar o documento, clique aqui.

Cenários Turbulentos

3ºRGE PlanejamentoEstratégico41Com o tema 'Cenários Turbulentos, Mudanças Velozes, Construção de Resultados: Negação, Proteção ou Superação?', o filósofo Mario Sérgio Cortella, renomado palestrante em todo o País, completou a reunião. Cortella ressaltou a importância do planejamento nas organizações citando o francês Pierre Dac: "O futuro é o passado em preparação".

O filósofo destacou que é possível preocupar-se com o futuro, preparar-se para ele, mas sem desvalorizar o passado. "Inovar não é necessariamente criar o inédito, mas sim dar vitalidade ao antigo". Existem diferenças entre as pessoas velhas e idosas, alertou Cortella. O idoso tem idade, mas continua em processo de aprendizado. Já as pessoas velhas acham que não precisam aprender, não movimentam a cabeça em direção ao futuro, grudam no passado como uma âncora. "No passado você precisa ter raiz e não âncoras. A raiz alimenta e a âncora imobiliza. Assim, o planejamento do MPDFT tem que ter raiz, algumas coisas se alteram, outras não", explicou.

Você sabe qual é o segredo da vida? Cortella desvendou: "A vaca não dá leite, você tem que tirar". Ele explica que hoje existe uma geração sem esforço e que a atitude do MPDFT em realizar o planejamento estratégico mostra a preocupação em atuar com excelência. "Tenho certeza que essa geração de servidores será lembrada daqui a 20, 30 anos por construírem uma passado honroso". O filósofo finalizou a reunião com uma reflexão de Albert Einstein: "tolice é fazer as coisas sempre do mesmo jeito e esperar resultados diferentes".

Confira abaixo o vídeo apresentado na reunião.


 
 
.: voltar :.