Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - MPDFT discute a situação dos Parques do DF

MPDFT

Menu
<

O titular da 1ª Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente (Prodema), Roberto Carlos Batista, participou, na última sexta-feira, dia 10, de audiência pública para discutir a situação dos parques e unidades de conservação do Distrito Federal. Entre os assuntos tratados, representantes do governo e da comunidade debateram sobre a falta de cercamento no parque do Recanto das Emas, a segurança pública no Parque de Ezechias Heringer e a construção de um shopping perto da Ponte JK. O encontro foi realizado na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF).

Durante a audiência, moradores de várias localidades do DF demonstraram insatisfação em relação à participação da comunidade no processo de gestão dos espaços ambientais protegidos. Segundo Batista, hoje, nas quatro Prodemas tramitam 212 processos e procedimentos relacionados aos parques do Instituto Brasília Ambiental (Ibram). “São precárias as condições materiais e humanas no DF. Isso é preocupante, ainda mais agora que a gestão da flora e da fauna do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) passará para o Ibram”, explica. De acordo com o promotor de Justiça, o superintendente do Ibama, Luiz Eduardo Nunes, anunciou essa mudança tendo como base a Lei Complementar 140/11.

Ao final do encontro, o presidente da Comissão de Fiscalização, Governança, transparência e Controle da CLDF, deputado distrital Joe Valle (PSB) disse que “outras audiências seguirão nas diferentes cidades do Distrito Federal”. Participaram da audiência pública o presidente do Ibram, Nilton Reis Batista Júnior; o superintendente do Ibama, Luiz Eduardo Nunes; o secretário de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente, Roberto Cavalcante; a diretora substituta de Criação e Manejo de Unidades de Conservação da Biodiversidade (ICMbio), Bruna de Vita; e a representante do fórum ambientalista das organizações não governamentais Mara Moscoso.

.: voltar :.