Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - MPDFT promove encontro entre conselheiros tutelares e promotores

MPDFT

Menu
<

Tamanho da fonte:

A Promotoria de Justiça de Defesa da Infância e Juventude promoveu, no último dia 28 de fevereiro, o 4º Encontro Itinerante entre conselheiros tutelares e promotores de Justiça. O objetivo é estabelecer um canal de comunicação constante entre as partes, para melhor adequar as rotinas de atendimento às crianças e adolescentes que encontram-se com seus direitos violados.

O evento foi realizado na Promotoria de Justiça de Taguatinga e teve a participação de conselheiros de Vicente Pires, Águas Claras, Brazlândia, Ceilândia, Taguatinga Sul e Estrutural. As promotoras Fabiana de Assis e Luísa de Marillac, da 3ª e 4ª Promotorias Cíveis e de Defesa dos Direitos Individuais, Difusos e Coletivos da Infância e Juventude, são as responsáveis pelo trabalho, que já foi realizado com outros treze conselhos do DF.

Durante os encontros, são discutidas as atribuições do Conselho e do MP, para esclarecer como as demandas podem ser atendidas de forma mais rápida e eficaz. Além disso, é distribuído material de suporte como o Estatuto da Criança e do Adolescente e cartilhas sobre o tema.

Segundo as promotoras, grande parte dos atendimentos podem ser solucionados pelos conselheiros, sem a necessidade de encaminhamento à Justiça. "O conselho é um instrumento de proteção e defesa muito importante, por que acompanha caso a caso. Por isso, é necessário discutir o que deve ou não ser encaminhado para nós, para chegarmos à melhor solução", esclarece a promotora Marillac.

Fabiana de Assis esclarece que "é preciso ter um olhar imparcial, avaliar cada situação com cautela. É essencial ouvir, apurar e pensar como é possível alterar as dinâmicas familiares e quais ações podem ser adotadas para cada caso".

.: voltar :.