Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Palestra sobre Ordenamento Territorial é destaque do segundo dia da Semana do Meio Ambiente

MPDFT

Menu
<

Promotora Marta Eliana (Foto:José Evaldo)A Promotora de Justiça da Promotoria de Defesa do Meio Ambiente e Patrimônio Cultural Marta Eliana Oliveira proferiu, na tarde de ontem, palestra sobre Instrumentos de Gestão Territorial. A palestra faz parte da programação da Semana do Meio Ambiente promovida pelo MPDFT. Marta Eliana abordou temas como o crescimento da população e aumento do trânsito,os benefícios do ordenamento territorial e o desenvolvimento sustentável no Plano Diretor.

Para a Promotora, por mais que o tema seja técnico, é importante que a sociedade tenha conhecimento sobre o assunto para poder contribuir com o debate. "A população precisa participar do planejamento da cidade, ainda falta engajamento da sociedade civil na defesa da qualidade de vida", defendeu.

A estagiária da Promotoria de Justiça de Família, Fabiana Figueirêdo, está se formando em Direito nesse semestre e considera que palestras como essa são essenciais para a formação dos estudantes. "Estudei Direito Ambiental e acho que alguns temas precisam mesmo de maior envolvimento da população."

Artesãos no Espaço Ágora - Completando a programação da semana, o Espaço Ágora está recebendo expositores queArtesã expões produtos feitos com materias reciclados (Foto:José Evaldo).jpg trabalham com artesanato sustentável. Os produtos são feitos de garrafas pet, pneus usados, cascas de árvores, caixas de leite, e retalhos de tecido, entre outros materiais. A inspiração para tanta criatividade vem de várias fontes. Dirce Fernandes, 68, e Maria Helena, 54, encontraram na reciclagem uma terapia ocupacional para a aposentadoria.

Já Edson Vaz, presidente da ONG Lixomania, enxergou no cuidado com o meio-ambiente uma forma de transformação da realidade social. "A missão comunitária da reciclagem de papel é a de ensinar o reaproveitamento das coisas", complementa a expositora Gizelma Fernandes, 35 anos.

"Acho que todo mundo nasceu cheio de talentos, à imagem de Deus. Qualquer um pode reciclar, da sua maneira criativa. Todo mundo que se colocar à disposição do meio-ambiente vai achar prazer em ajudar", acredita Heloísa Helena Cruz, que começou a confeccionar borboletas de pet há apenas dois anos e meio.

A Semana do Meio Ambiente vai até sexta-feira, 11 de junho, no Edifício Sede do MPDFT.

.: voltar :.