Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Gurgel toma posse como Procurador-Geral da República

MPDFT

Menu
<

Procurador-Geral da República, Roberto Monteiro Gurgel. (Foto:José Evaldo Vilela)A criminalidade organizada, a evasão de divisas, a lavagem de dinheiro, o trabalho escravo e o tráfico internacional de pessoas e drogas estão entre os principais focos de combate do novo Procurador-Geral da República, Roberto Monteiro Gurgel. A solenidade de posse foi realizada na manhã desta quarta-feira, com a presença do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

Presidente do STF, Gilmar Mendes, Presidente Lula, Governador do DF Arruda e Subprocuradora-Geral da República Deborah Duprat (Foto:José Evaldo)Ministros de Estado, parlamentares, autoridades do Ministério Público e do Poder Judiciário lotaram o auditório JK da Procuradoria-Geral da República.  O Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais de Justiça dos Ministérios Públicos dos Estados e da União (CNPG), foi representado pelo seu Presidente, o Procurador-Geral de Justiça do DF e Territórios, Leonardo Azeredo Bandarra.

O Presidente da República destacou que é preciso que o Ministério Público continue a ter liberdade para defender os direitos da sociedade  e contribuir para o aprimoramento da Justiça brasileira. Lula contou que não conhecia nenhum dos três Subprocuradores-Gerais da República indicados para lista tríplice pela Associação Nacional dos Procuradores da República. “Escolhendo pela quarta vez o mais votado, quero reforçar a independência e a solidez  do Ministério Público”, ressaltou.

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, discursa na posse (Foto:José Evaldo)Ele afirmou, ainda que, o Estado Democrático de Direito tem se consolidado cada vez mais, e que a sociedade brasileira está mais consciente de seus direitos. “Tenho a convicção de que o Ministério Público continuará servindo a única autoridade a que deve responder - a sociedade brasileira”.

O Procurador-Geral Roberto Gurgel disse que a luta contra a corrupção prosseguirá sem trégua. “A confirmação da capacidade investigatória do Ministério Público, sem a pretensão de substituir a polícia, eleva-se a condição imprescindível para o cumprimento pleno dos  deveres constitucionais da instituição”.Presidente do CNPG, Leonardo Bandarra, cumprimenta o ex-Procurador Geral da República Geraldo Brindeiro (Foto:José Evaldo)

 

Em seu discurso de despedida, Antonio Fernando de Souza, que ocupou o cargo de Procurador-Geral da República por quatro anos, afirmou que o trabalho do Ministério Público é orientado para propiciar cidadania e colaborar para uma sociedade justa e pluralista. “Dediquei esforços no sentido de atender as demandas da sociedade e no respeito a coisa pública”. Para Antonio Fernando, a escolha do seu sucessor pelo Presidente da República exterioriza o desejo de manter a linha independente do Ministério Público.

.: voltar :.