Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Concurso promovido pelo MPDFT revela talentos infanto-juvenis de Santa Maria

MPDFT

Menu
<

Concurso promovido pelo MPDFT revela talentos infanto-juvenis de Santa Maria (Foto: José Evaldo Vilela)Dezesseis escolas participaram do concurso escolar Drogas e Trânsito: a educação como fator de prevenção e exercício da cidadania, promovida pela Promotoria de Justiça de Delitos do Trânsito e pela Promotoria de Justiça de Santa Maria, em parceria com o Conselho de Entorpecentes do Distrito Federal (Conen) e a Secretaria de Justiça do Governo do Distrito Federal. Os vencedores nas categorias poesia, cartazes, paródia e coreografia ganharam medalhas, certificados e prêmios. Crianças e jovens de ensino fundamental, médio e especial revelaram seus talentos, pediram paz no trânsito, educação no dia-a-dia e disseram não às drogas. Os resultados foram divulgados, sexta-feira, no Centro de Ensino Especial nº 1 de Santa Maria, em ritmo de torcida e festa.

O evento começou às 9h30 com a apresentação do grupo de teatro do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran). Daiane da Silva, 4 anos, ficou impressionada com os personagens, principalmente com a faixa de pedestre, que apareceu linda e loira, imensa em suas pernas de pau. “Estou pensando até em mudar o símbolo da paz. Em vez da pombinha, o símbolo poderia ser a faixa da paz”, dizia a atriz, incorporada no personagem todo cheio de si. Daiane achou graça. Mais tarde, recebeu medalha pelo desenho colorido que fez para pedir que os motoristas andem devagar.

Concurso promovido pelo MPDFT revela talentos infanto-juvenis de Santa Maria (Foto: José Evaldo Vilela)“Sou motorista e vejo que os pedestres se jogam na faixa, sem dar sinal de vida. O teatro reforçou o que nós professores já dizemos em sala de aula”, declarou Elian Alencar Salustiano, 36 anos, professora da Escola Classe nº 206 de Santa Maria. Assim como ela, vários professores aguardavam ansiosos para ver a apresentação dos alunos e, em seguida,  conhecer o resultado do júri, do qual participaram os Promotores de Justiça Laura Beatriz Rito, Alexandre Sales, Luis Gustavo Maia Lima, a Delegada Grace Fonseca, e a educadora Lucy Mary Vogel, representante do Conen.

Olhar para o mundo

Concurso promovido pelo MPDFT revela talentos infanto-juvenis de Santa Maria (Foto: José Evaldo Vilela)Na categoria poesia, o primeiro lugar ficou com Willian Araújo Souza, 10 anos, do Centro de Ensino Fundamental 403. No estilo do poeta Manoel de Barros (autor de Primeira Infância,  entre outros livros), o menino tratou da preservação da natureza. “Pássaros precisam pousar, não somente de voar”, declamou. Matheus Oliveira Nascimento, 10 anos, do Centro de Ensino Santos Dumont, não venceu o concurso, mas, mesmo assim, fez questão de inscrever-se para ler seu poema: “Todos somos iguais perante a lei”, enfatizou o menino em Cidadania, igualdade, liberdade e segurança. Stefanieny Priscila Ferreira, 10 anos, relatou em seu texto que, um dia, acordou com o barulho da agitação. “De repente, olhei para o mundo.”

À tarde foi a vez dos meninos e meninas do ensino médio. Quem ganhou o primeiro prêmio foi  o grupo Circo Teatro Avelós do CEM 404. Com expressão corporal, quase sem falas, eles realizaram três esquetes. O ritmo das interpretações era dado por instrumentos musicais. Depois da premiação, os jovens Nayane Machado e Jefferson Gabriel, do CEM 213, soltaram a voz e cantaram para a platéia empolgada. “O Ministério Público tem essa missão. Fazer com que as pessoas vivam melhor por meio do exercício da cidadania. Parabenizo aos colegas que permitem que essa missão seja cumprida”, disse o Procurador-Geral de Justiça do DF e Territórios, Leonardo Azeredo Bandarra.

Concurso promovido pelo MPDFT revela talentos infanto-juvenis de Santa Maria (Foto: José Evaldo Vilela)O resultado do trabalho de parceria entre a Promotoria de Justiça de Santa Maria e a Promotoria de Justiça de Delitos de Trânsito será editado em breve em uma publicação realizada pela Assessoria de Comunicação Social. O evento é uma ação de projeto da Promotoria de Justiça de Delitos de Trânsito e faz parte do Plano de Ação do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios para o biênio 2008/2009. “Foi um trabalho de equipe e que deu muito certo. Queremos repetir ano que vem e, quem sabe, já ampliar para outras cidades do Distrito Federal”, afirmou Laura Beatriz. O evento contou com o patrocínio do Wizard de Santa Maria e do Obcursos do Gama.

.: voltar :.