Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Crianças aprenderão a enfrentar a corrupção, hoje, no Teatro Nacional

MPDFT

Menu
<

Honestino, personagem criado para figurar no filme e nas cartilhas da campanhaA sala Villa-Lobos do Teatro Nacional recebe hoje, quarta-feira (29/10), às 14h30, 1.300 crianças de escolas públicas e particulares do Distrito Federal. Elas assistirão à peça O que você tem a ver com a corrupção?, evento que marca a chegada de um kit de “enfrentamento à corrupção” às escolas públicas. Cartilhas, panfletos, folders e vídeos fazem parte do kit, que pretende informar e ajudar na capacitação dos professores para trabalhar o tema transversalmente em sala de aula. Ele foi preparado e organizado pelos parceiros Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios e Tribunal de Contas do Distrito Federal. As três instituições encabeçam no DF a campanha O que você tem a ver com a corrupção?. O projeto nasceu no MP de Santa Catarina e foi levada a todos os outros estados brasileiros.

A Secretaria de Educação do Governo do Distrito Federal e o Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime (UNODC) também abraçaram a campanha, bem como a Controladoria-Geral da União, que colocará computadores no teatro para que meninos e meninas possam conhecer o site infantil da instituição. A TV Globo, parceira no projeto, levará dois artistas para conversar com a garotada: o estreante Rafael Almeida (o Gustavo de Malhação), e Milton Gonçalves, que faz o papel do deputado Romildo Rosa em A Favorita. Muito antes de iniciar a gravação da novela, em março passado, Milton já havia participado do lançamento da campanha, no edifício sede do MPDFT, quando foi o mestre de cerimônias. Na oportunidade, ele saiu do roteiro para improvisar e lembrar, emocionado, da educação dada por sua mãe. O Governador José Roberto Arruda também confirmou a presença no evento.

A campanha está em sua primeira etapa, cujo objetivo é estimular crianças da Educação Básica a saber mais sobre o tema para combater a corrupção. Os adultos serão trabalhados em um segundo momento da campanha. Para 2009, por exemplo, estão sendo planejadas atividades em cursos de nível superior. Baseada na filosofia de Hannah Arendt, O que você tem a ver com a corrupção? quer chamar a atenção para o fato de que não adianta apenas atacar a corrupção quando o crime já foi cometido. Ela adentra o campo da ética e da moral e mostra que o que tem de ser mudado é o hábito diário. Este ano, o Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais e a Associação Nacional dos Ministério Públicos fizeram um concurso para dar nome ao personagem da campanha. O rapazinho que descobre que se continuar agindo de forma egoísta vai ficar isolado no mundo agora se chama Honestinho.

.: voltar :.