Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Procurador de Justiça é condecorado "in memoriam" com a Medalha Presidente Juscelino Kubitschek

MPDFT

Menu
<

O Vice-Governador de Minas Gerais, Antônio Anastasia, condecorou,  post mortem, o Procurador de Justiça do MPDFT José Lourenço de Araújo Mourão com a Grande Medalha Presidente Juscelino Kubitschek pelos relevantes serviços prestados ao Brasil. Sua esposa, Nonata Mourão, recebeu a condecoração. A solenidade aconteceu em Diamantina/MG, no dia 12 de setembro, data do aniversário de nascimento de JK, ocorrido naquele município, em 1902. A homenagem deveu-se à assessoria jurídica prestada por Mourão no período em que o Território do Acre tornou-se Estado.

A medalha, criada por decreto em 1995 e entregue pela primeira vez em 1996, é concedida anualmente a personalidades que prestam ou tenham prestado serviços relevantes à sociedade, contribuindo para o crescimento de instituições políticas e governamentais. Neste ano, 221 personalidades do cenário político, econômico, social, cultural e esportivo foram condecoradas com a "Grande Medalha" e "Medalha de Honra", as duas divisões da comenda.

Histórico

Bacharel em Direito pela Universidade do Ceará, Mourão foi duas vezes eleito Deputado Estadual pelo Estado do Piauí. Prestou concurso público de provas e títulos para o cargo de Promotor Substituto dos Territórios Federais, em 1957. Dois anos depois foi nomeado Promotor Substituto da Comarca de Cruzeiros do Sul, ex-Território Federal do Acre e, em 1960, Promotor Substituto do Ministério Público do Distrito Federal. Exerceu a Chefia de Gabinete do Procurador-Geral de Justiça no período de 1964 a 1967. Na função, implantou e fez funcionar, pela primeira vez no Brasil, a Conferência de Nova York para Prestação de Alimentos do Estrangeiro por delegação dos Ministérios da Justiça e do Exterior.

Mourão exerceu várias funções no Governo do Estado do Piauí, onde chefiou os Serviços Jurídicos da Secretaria de Planejamento e Coordenação Econômica, foi Diretor-Geral da Imprensa Oficial e Assessor de Imprensa. Escrevia para os jornais O Estado e Gazeta de Notícias, ambos de Fortaleza. Em 1970, foi requisitado pelo TJDFT para exercer a Chefia da 1ª Assessoria Legislativa.

Em 1995, José Lourenço de Araújo Mourão aposentou-se no cargo de Procurador de Justiça. Faleceu em outubro de 1997, em um acidente de automóvel, juntamente com sua irmã.

Clique aqui para ver a relação dos condecorados.

.: voltar :.