Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Falecimento do Promotor de Justiça Andrelino Bento Santos Filho

MPDFT

Menu
<

Promotor de Justiça Andrelino Bento Santos FilhoCom pesar, comunicamos o falecimento do Promotor de Justiça do Tribunal do Júri de Brasília Andrelino Bento Santos Filho, ocorrido na noite de ontem (14/8), em decorrência de sangramento digestivo. O velório será realizado, a partir das 10 horas, na Capela 7 do Cemitério Campo da Esperança. O sepultamento ocorrerá às 16h30.

Obituário

Andrelino Bento Santos Filho nasceu em Jiquiriçá, Bahia, no dia 13 de julho de 1957, filho de Andrelino Bento Santos e Braulina Ribeiro Santos. Foi aluno da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (UnB), onde fez parte da Diretoria do Centro Acadêmico de Direito, além de licenciatura em Letras – Língua e Literatura Inglesa. Começou a trabalhar como estagiário do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios entre 1985 e 1987. Iniciou a carreira de Promotor de Justiça em Goiás, onde atuou de maio de 1987 a agosto de 1993 nas cidades de Padre Bernardo e Luziânia. Em 9 de agosto de 1993, passou em 1º lugar no 15º Concurso para ingresso no Ministério Público do Distrito Federal e Territórios. Foi o orador da turma na solenidade de posse.

Em novembro de 1995, foi promovido ao cargo de Promotor de Justiça, quando atuou no Tribunal do Júri e na Promotoria Criminal de Taguatinga até 2000. Exerceu as funções de Assessor Criminal, Chefe de Gabinete e Assessor de Controle de Constitucionalidade do Procurador-Geral de Justiça. Em agosto de 2004, tornou-se titular da 3ª Promotoria do Tribunal do Júri de Brasília. Um dos casos recentes no qual atuou foi o do cabo Antônio Glauber Evaristo Melo, assassino confesso da professora Josiene Azevedo de Carvalho Pimentel. O cabo foi denunciado por homicídio duplamente qualificado — por não dar chance de defesa à vítima e apresentar motivo torpe – e porte ilegal de armas.

Na ficha funcional de Andrelino, constam elogios dos Procuradores-Gerais de Justiça Eduardo Albuquerque, José Eduardo Sabo Paes e Rogerio Schietti e dos Corregedores-Gerais Zenaide Souto Martins e Amarílio Tadeu Freesz de Almeida pela competência, seriedade e dedicação que marcaram seu desempenho como Chefe de Gabinete e Assessor Criminal do PGJ, assim como pela lealdade sempre presente para com os interesses maiores do Ministério Público. Foi elogiado, ainda, pela atuação na Comissão de Estudos para apresentar propostas legislativas visando à alteração do Código de Processo Penal. O Promotor também foi agraciado com a comenda da Ordem do Mérito do MPDFT, no grau de Grã-Cruz.

Andrelino integrou comissões do MPDFT para apresentar propostas legislativas visando à alteração do Código de Processo Penal; para a implantação das Promotorias de Justiça de Investigação Criminal; para a organização da inauguração da sede da Promotoria de Justiça de Taguatinga; para organizar o 26º Concurso Público de ingresso na carreira do MPDFT.

Foi palestrante do Curso do Tribunal de Júri, realizado pela Escola Superior do Ministério Público da União. No Ciclo de Palestras sobre o MPDFT, ministrou aulas no curso de Iniciação de Promotores Adjuntos, sobre atuação do MP no Tribunal do Júri. Participou de congressos e jornadas de Criminalística, congressos nacionais de Promotores do Júri, congressos internos do MPDFT e de reunião do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais.

Clique aqui para ver a entrevista concedida pelo Promotor de Justiça Andrelino Bento Santos Filho ao quadro ET Cetera, do programa Vade Mecum da TV Justiça, exibido em 8 de agosto de 2004.

.: voltar :.