Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Fórum de São Sebastião homenageia Everards Mota e Matos, que teve trajetória brilhante no MPDFT

MPDFT

Menu
<

Governador Arruda cumprimenta autoridades que participam do eventoO Fórum Desembargador Everards Mota e Matos, da Circunscrição Judiciária de São Sebastião, foi inaugurado na tarde desta quinta-feira, com a presença do Governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, do Vice-Governador, Paulo Octávio, do Procurador-Geral de Justiça do Distrito Federal e Territórios, Leonardo Azeredo Bandarra, da Vice-Procuradora-Geral do Distrito Federal e Territórios, Maria Aparecida Donati Barbosa, Procuradores de Justiça, Desembargadores, Juízes, Parlamentares, autoridades civis e militares. O Presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, Lécio Resende da Silva, fez discurso emocionado, lembrando que a inauguração é a resposta a um pleito da população da cidade. "O fórum garantirá a paz e o desenvolvimento que todos almejam", garantiu.

O Presidente enalteceu a trajetória de Everards Mota e Matos. De acordo com ele, foi por “decisão indiscrepante do egrégio Tribunal Pleno Administrativo que o edifício ostentará, hoje, e pelos dias que virão, o nome do eminente, queridíssimo e saudoso Desembargador Everards Mota e Matos”. 

Leonardo Bandarra cumprimenta o presidente do TJDFTE continuou: “interpretei essa respeitável decisão, antes de tudo, como um ato de amor, amor que se encontra debaixo de todos os céus, especialmente em nosso país, onde, atordoado pelo perfume das flores, pelo canto dos pássaros e pelo fulgor do sol, o homem costuma encarar a vida como um sonho eterno; amor esse que marcou, definitivamente, a breve trajetória terrena do saudoso e caríssimo amigo e colega, que o dedicou inteiramente a sua Carminha, forma carinhosa de que se utilizava para referir-se à sua esposa e à companheira de todas as horas, Sra. Maria do Carmo Teixeira de Carvalho Mota e Matos.”

Resende também apresentou a biografia de Mota e Matos: “Nascido na cidade de Mato Verde, Minas Gerais, bacharelou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade daquele estado em 1961, destacando-se entre seus colegas de turma pela notável inteligência e dedicação aos estudos, e ali realizando outros cursos que viriam a completar a sua sólida formação de jurista e humanista.

Dona Carminha tendo como fundo a placa inaugural do FórumFixando-se em Goiás, dedicou-se ao magistério e à advocacia, ingressando, em l967, no Ministério Público goiano, onde permaneceu até o ano de 1973, quando decidiu submeter-se a novo certame de provas e títulos, ingressando no Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, galgando todos os cargos da brilhante carreira cumprida.

No Ministério Público local, participou de incontáveis comissões e bancas examinadoras de concurso, exercendo, ainda, a Chefia de Gabinete, a Procuradoria-Geral, em substituição, a Vice-Procuradoria-Geral, também tendo sido membro do egrégio Conselho Superior. Participou da criação da Escola Superior do Ministério Público, sendo o primeiro Presidente de seu Conselho Curador, e Professor de Direito Penal, no Curso de Aperfeiçoamento para as carreiras jurídicas. Compôs, mediante eleição, a lista sêxtupla encaminhada ao egrégio Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, que o elegeu para a lista tríplice, submetida à apreciação do Excelentíssimo Senhor Presidente da República, que o nomeou, em setembro de 1994, para o cargo de Desembargador,  com os aplausos de nossa egrégia Corte, e da sociedade do Distrito Federal.

Integrantes do MPDFT que prestigiaram o eventoComo Magistrado, integrou as egrégias 4ª Turma Cível e 1ª Turma Criminal, presidiu o Conselho Deliberativo do Pró-Saúde, foi membro da Comissão de Regimento Interno e Ouvidor-Geral substituto. Seus votos, tanto em matéria cível quanto criminal, eram primorosamente elaborados, e constituem, nos dias que correm, valioso repositório e fonte obrigatória de consulta para os estudiosos do Direito. Pertencia a várias instituições culturais e dedicadas às causas humanitárias, como a Academia de Letras e Artes do Planalto, com sede em Luziânia, Goiás, e ao Rotary Club de Brasília – Lago Sul. Este, em brevíssima síntese, é o homem e o Magistrado homenageado”, finalizou Resende.

Depois de descerrada a placa inaugural, a esposa do Presidente do TJDFT, Edna Maria da Silva, entregou flores à viúva de Everards Mota e Matos, chamada carinhosamente pelos presentes de Carminha. Participaram da solenidade os Procuradores de Justiça João Ramos,  Lélia Maria Duarte Cerqueira e Josemias Costa, bem como o Promotor de Justiça aposentado Itiberê Ernesto de Oliveira Ribeiro, o Ex-Diretor-Geral Arthur Sebastião Cesar da Silva e a Ex-Procuradora-Geral de Justiça, Marluce Aparecida Barbosa Lima.

.: voltar :.