Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - O que você tem a ver com a corrupção?

MPDFT

Menu
<

combate a corrupçãoO que você tem a ver com a corrupção? A pergunta foi repetida várias vezes na tarde deste domingo, no auditório do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), durante o evento que marcou o lançamento nacional de uma grande campanha de combate à corrupção. O projeto, que teve início no Ministério Público de Santa Catarina, tem dois objetivos principais: educar as novas gerações para a construção de um Brasil livre desse crime e incentivar as denúncias populares, como forma de combater a impunidade.

O evento de ontem foi promovido pela Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP) e pelo Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais (CNPG). Participaram integrantes do Ministério Público, dos Poderes Judiciário e Legislativo e de diversas associações de classe, além de atores da Rede Globo e de alunos da Escola Classe nº 62 de Ceilândia. Para demonstrar o engajamento na campanha, todos  vestiram a camiseta com o slogan O que você tem a ver com a corrupção?

Integrantes do MPDFT que organizaram o eventoO Procurador-Geral de Justiça do Distrito Federal e Territórios e Presidente em exercício do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais (CNPG), Leonardo Azeredo Bandarra, citou o poema O analfabeto político, do dramaturgo alemão Bertolt Brecht. “Assim como existe o analfabeto político, existe o analfabeto no combate à corrupção. Precisamos mostrar para as crianças que combatendo os pequenos atos de corrupção do dia-a dia, que às vezes passam despercebidos, contribuímos para que os grandes escândalos não cheguem a ocorrer”. Bandarra destacou que todos os Procuradores-Gerais de Justiça do Brasil estão unidos no projeto, e disse : “Tenho orgulho de vestir essa camisa”.

Para o Presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP), José Carlos Cosenzo, todos os Promotores de Justiça do país devem atuar como agentes multiplicadores da campanha. “O Ministério Público é o defensor do regime democrático, e a democracia não sobrevive em meio à corrupção” disse. Cosenzo disse ainda que não podemos permitir que o enriquecimento ilícito se torne a regra em nossa sociedade. “O corrupto é um ladrão de sonhos. Desviando o dinheiro que deveria ser aplicado em obras sociais, ele rouba de toda a sociedade o sonho de um futuro melhor” afirmou.

milton gonçalves contra a corrupçãoO ator Milton Gonçalves, mestre de cerimônias do evento, dirigiu-se aos alunos da Escola Classe nº 62 de Ceilândia:  “A corrupção é muito grave, até mesmo imoral, porque faz com que o dinheiro que deveria ser usado em políticas públicas e sociais seja desviado para manter privilégios ilícitos de poucos. Lembrem-se sempre que vocês participaram de um ato inédito. Após os depoimentos dos atores Armando Babaioff, José Wilker e Murilo Rosa, e do técnico de basquete Alberto Bial, Milton Gonçalves incentivou todos os presentes a se cumprimentarem pelo apoio à iniciativa.

Para o Promotor de Justiça de Santa Catarina Affonso Ghizzo Netto, idealizador e Coordenador-Geral do projeto, o Ministério Público e a imprensa brasileira são instrumentos importantes no combate à corrupção, mas toda a sociedade pode contribuir, identificando e denunciando aqueles que querem tiram proveito em cada situação e atividade cotidiana. “Todos nós temos muito a ver com a corrupção. Vamos todos vestir essa camisa” finalizou.

.: voltar :.