Perguntas frequentes
A Produção Intelectual é uma Biblioteca Digital que tem entre suas finalidades as de coletar, reunir, armazenar, preservar e disseminar as obras autorais de membros e servidores do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios.
O acervo da Produção Intelectual inclui obras autorais de membros, e de servidores do MPDFT.
A estrutura da Biblioteca Digital está constituída dos seguintes acervos: Produção Intelectual de membros e servidores; Publicações Institucionais; Publicações Raras; e Revistas Institucionais. Cada acervo se subdivide em subcomunidades e coleções de acordo com as especificidades de cada uma.
Para pesquisar na Biblioteca Digital, utilize a caixa de pesquisa, localizada .no alto da página. Essa caixa possui filtros (todos os campos, título, autor, assunto etc.), que permitem a realização de uma busca mais precisa.
A Biblioteca Digital está disponível na internet e todos os usuários podem pesquisar em sua base de dados. Os documentos são, em parte, de acesso aberto a qualquer usuário. Alguns documentos são disponibilizados apenas ao público interno do MPDFT, conforme o direito autoral da obra.
Membros e servidores podem enviar obras autorais para compor o acervo da Produção Intelectual do MPDFT. Para isso é necessário requisitar o “Cadastro de Autor”, por meio do e-mail
- As etapas para depósito de uma obra chamam-se “Fluxo de submissão”, o qual se inicia pelo cadastro do autor que deseja submeter obras e demais trabalhos que se enquadram em nossa Política de Desenvolvimento de Coleções Digitais.
- Os autores devem requisitar o “Cadastro de Autor”, por meio do e-mail
Este endereço de e-mail está sendo protegido de spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. . - Desse modo, o autor receberá um login e uma senha de acesso ao sistema DSpace, utilizado para a construção da Produção Intelectual do MPDFT. O login e a senha são de uso pessoal e intransferível, sendo de inteira responsabilidade sua utilização pelos autores.
- Ao entrar no DSpace, usando o login e a senha pessoal, o autor deve entrar na página “Submissões”, clicar no botão “Submeter a esta coleção”, localizado ao final da página, e seguir as etapas do próprio sistema para fazer a submissão de suas obras intelectuais. Ao final do processo, será enviado um e-mail automático que confirma o recebimento dos arquivos.
- O Serviço de Acervo Digital/Biblioteca/DIBI não se responsabiliza por correções textuais, gramaticais nem de normalização técnica para este fim, sendo tais atividades de inteira responsabilidade dos autores.
- A submissão é rejeitada nos casos de plágio ou autoplágio.
- Cada trabalho submetido será avaliado pelo Serviço de Acervo Digital/Biblioteca para fins de inclusão definitiva ou rejeição, segundo os critérios estabelecidos na Política de Desenvolvimento de Coleções Digitais.
- Tanto os autores dos trabalhos selecionados quanto dos não selecionados são informados da decisão por e-mail.
- Após o receber o aviso de aceite da obra, o autor deverá enviar o Formulário de Autorização de divulgação devidamente preenchido e assinado, como resposta por e-mail ou via SEI!.
Serão aceitas somente publicações nos seguintes formatos de arquivo: .pdf,. jpeg e .mp4.
Os seguintes tipos obras:
- Artigos publicados em periódicos nacionais ou internacionais; livros completos; capítulos de livro; textos literários ou avulsos (concursos literários, poemas, poesias etc.); trabalhos acadêmicos (monografias ou trabalhos de conclusão de cursos de graduação e de pós-graduação, nos níveis de especialização, mestrado e doutorado);
- Trabalhos publicados em eventos (conferências, congressos, encontros, palestras, seminários, webinários etc.); trabalhos técnicos relacionados ao cumprimento de atividades institucionais;
- Material das campanhas relacionadas às atribuições do MPDFT; cartilhas editadas sob os cuidados do MPDFT;
- Livros sob edição do MPDFT, nos quais os direitos sejam resguardados à Instituição;
- Manuais relacionados às atribuições funcionais do MPDFT; relatórios relacionados às atribuições funcionais do MPDFT (relatórios de gestão, relatórios de atividades etc.); vídeos (gravações e demais imagens em movimento);
- Publicações raras, ou seja, as mais diversas obras de cunho histórico e memorial relacionadas ao MPDFT, sempre respeitados os direitos autorais e sucessórios de familiares, e ainda, as obras que tenham caído em domínio público; e
- Revistas institucionais editadas sob os cuidados do MPDFT.
- As obras submetidas no sistema serão rejeitas nos casos de plágio ou autoplágio, artigos de jornais, atos normativos, legislações, jurisprudências e as obras assim classificadas.
- Não serão aceitas as obras que não estejam em algum dos seguintes formatos de arquivos: .pdf,. jpeg e .mp4.
- Também não serão aceitas as obras com inadequação linguística (deve conter correção gramatical, clareza, concisão, coesão e coerência).
- Não serão aceitas as publicações: cujos autores tenham transferido seus direitos autorais para terceiros, tais como editoras comerciais, entre outras.
Sim. No momento do depósito da obra, o autor concederá uma licença solicitada pelo sistema DSpace. Todavia, essa licença não exclui nem se confunde com a necessidade de o autor ou o detentor dos direitos autorais preencher e retornar os contatos da Biblioteca do MPDFT sobre o pedido e autorização de divulgação de obra autoral. O Formulário de Autorização de Divulgação de Obra autoral, devidamente preenchido e assinado deverá ser enviado por e-mail ou via SEI! após o aceite da obra submetida pelo autor no DSpace.
Para entrar em contato com a gerência da Produção Intelectual, utilize os seguintes canais:
- E-mail:
Este endereço de e-mail está sendo protegido de spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou - Telefones: (61) 3343-9629 / (61) 3343-9687