Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Tarsila do Amaral

MPDFT

Menu
<

tarsila do amaralPintora, desenhista e tradutora brasileira. Tarsila do Amaral foi uma das figuras centrais da pintura e da primeira fase do movimento modernista no Brasil, ao lado de Anita Malfatti. Seu quadro Abaporu, de 1928, inaugura o movimento antropofágico nas artes plásticas.

Nascida em Capivari, São Paulo, em 1886, Tarsila do Amaral é, indiscutivelmente, um ícone da arte brasileira nesse século. A artista encontrou soluções extremamente pertinentes para o que talvez seja o maior dilema da arte brasileira contemporânea: a difícil combinação entre as novas informações, a tradição advinda da arte europeia e o caldo cultural brasileiro, principalmente, no que se refere à expressão popular.

Tarsila do Amaral teve uma formação acadêmica muito sólida em São Paulo e em Paris, o que não resultou para ela em amarras estéticas ou imposições formais. Muito pelo contrário, a formação acadêmica só reforçou a singularidade da cultura popular brasileira para a artista. E é essa cultura, que seria reinterpretada e redescoberta à luz do modernismo brasileiro.

Tarsila do Amaral é peça chave do movimento, integrando o “grupo dos cinco”, formado por intelectuais e artistas fundadores do modernismo como Anita Malfatti, Oswald de Andrade, Mário de Andrade e Menotti del Pichia. Nessa época, começa o namoro com Oswald de Andrade, com quem se casaria em 1926.

Tarsila do Amaral foi uma artista muito consciente da sua importância no movimento modernista e da inserção de sua obra no panorama brasileiro das artes plásticas. A artista integrava a vanguarda intelectual e artística da época, cultivando uma forte amizade com o intelectual franco-suíço Blaise Cendrars.

Em 1928, pintou Abaporu, tela batizada por Oswald e pelo poeta Raul Bopp, e que inspiraria o movimento antropofágico, importante movimento cultural da década de 1930, vinculado ao modernismo e encabeçado por Oswald de Andrade. Em 1950, Sergio Milliet organizou a retrospectiva da artista no Museu de Arte Moderna de São Paulo. Tarsila participou também da I Bienal, em 1951. Em 1964, participou da Bienal de Veneza e em 1969 o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro inaugurou uma grande exposição de sua obra intitulada: 50 Anos de Pintura. O Abaporu, uma de suas grandiosas obras, encontra-se, atualmente, no Museu de Arte Latinoamericano de Buenos Aires – Malba.

Tarsila do Amaral é considerada uma das mais importantes artistas brasileiras que, embora tenha tido uma curta carreira, criou obras de expressão inigualável para a arte moderna do Brasil.


Fontes: https://www.pinturabrasileira.com
https://tarsiladoamaral.com.br/obras/

  

Retrato de Oswald de Andrade Primeiros anos 1904-1922

A Negra
Início do Cubismo 1923

Carnaval em Madureira
Pau Brasil 1924-1928

Abaporu
Antropofágica 1928-1930

 

   

Segunda Classe
Social 1933

           Primavera (Duas Figuras)
               Dos anos 30 aos 50

Paisagem com Touro I
Neo Pau Brasil 1950

   

 

 

 

 

 

 

 

 

 

.: voltar :.