Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Terra-lembrança

MPDFT

Menu
<

Lembrança — retrato de história íntima, recorte na intimidade do olhar. No entanto, a lembrança sempre parece recoberta por intratável neblina, um sentimento de "encardimento" próprio do que não se esquece.

Robert Macfarlane, um escritor especialmente conhecido pelo seu pensamento sobre paisagem, acredita na importância das paisagens "carregadas em revelia", isso é, aquelas que insistem em nos habitar mesmo quando ausentes.

Ao fazer paisagem, a artista faz ecoar uma fábula — ou ainda, uma "serpente" de fabulações condensadas. O ouvir dizer encontra um ouvir dizer, que encontra uma marca (um traço, registro) e se aninha.

Particularidade de Laura, já que nem toda artista trabalha explicitamente com memória: criar um ninho para o ouvir-dizer, para a capacidade auditiva e fágica da terra. 

"Fantasmas", ela diz, descrevendo um dos trabalhos. Dito daquilo que volta para assombrar, em sonho, em visagem. Mas os cenários não são hostis, a sensação é o apego do traço, à sombra.

Em termos formais, isso é conseguido pela sobreposição de camadas: tanto da junção entre título e obra, que não é meramente arbitrária ou descritiva, quanto tecnicamente.

A série "Memória em versos de cobre/a memória é sempre uma invenção" demonstra o interesse da artista por explicitar a persistência do antigo: o uso do termo "versos" se refere ao uso do verso chapas de cobre já usadas, por isso o aspecto "sujo", que decorre não de um acidente, mas da própria gravação.

Como se navega pela memória, como um pequeno barco num rio imenso, proponho um modesto atravessar por essas paisagens. Talvez precisemos, assim como em nós mesmos, ser capazes de fabular para chegar ao fim.

  • Artista: Laura Dorneles do Amaral
  • Curadora: Gabriella Gomes Rendeiro
  • Produção: Mirim Escritório de Arte
  • Período da exposição e locais: 
    • De 13 de junho e 13 de setembro – Promotoria de Justiça de Defesa da Infância e da Juventude (Endereço: SEPN 711/911, Bloco B, Asa Norte, Brasília-DF)
    • De 29 de setembro a 19 de dezembro – Promotoria de Justiça de Planaltina (Endereço: Área Especial Norte 10-A, Setor Administrativo, Planaltina-DF)
  • Horário de visitação: de segunda a sexta, das 12h às 19h

Galeria de imagens:

.: voltar :.