Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Brasília (Coloridos Traços Brasilienses)

MPDFT

Menu
<

Tamanho da fonte:

A série Brasília (Coloridos Traços Brasilienses) do artista plástico Alexsandro Almeida faz parte da exposição virtual coletiva "Proximidades”. É composta por 23 telas em acrílico sobre tela, mas para a exposição coletiva Proximidades, foram disponibilizadas 8 telas. A série busca apresentar ícones e símbolos de Brasília sob uma perspectiva estética e social.

Nas pinturas, a arquitetura brasiliense abandona a neutralidade, a solidez, a solidão, a frieza e a sobriedade, características que lhe são atribuídas por parte da população e por alguns visitantes, para visualmente expor a pluralidade e o colorido presentes na capital. As imagens trazem o colorido multicultural que dá vida à cidade, a flexibilidade, a receptividade, a dinâmica, o calor humano, a alegria, dentre diversos adjetivos que colorem e dão vida a cidade.

Assim como a arquitetura brasiliense, principal símbolo da capital, as telas compõem-se em traços retos e curvas, apropriando-se da geometria aliada à performance das cores que remetem às diversas experiências e sensações percebidas pelo olhar do observador.

Como o Distrito Federal é popularmente conhecido como o “Quadradinho” do Brasil, o artista Alexsandro Almeida procurou trabalhar sobre telas no formato quadrado e as dimensões foram escolhidas em função e alusão ao ano referencial da capital (1960) 60x60cm.

Como a arquitetura brasiliense trabalha a construção modular foi pensado também um grid/estrutura modular para realizar as composições das telas que trazem ícones e símbolos de Brasília.

Galeria de imagens:

.: voltar :.