Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Operação Hogwarts: MPDFT e PCDF investigam irregularidades em escolas de Planaltina

MPDFT

Menu
<

Há suspeitas de que verbas do PDAF tenham sido usadas para contratos com empresas ligadas a servidores responsáveis pela fiscalização desses recursos

Foi deflagrada, na manhã desta terça-feira, 13 de dezembro, a operação Hogwarts, que investiga o suposto direcionamento de contratações pela Coordenação Regional de Ensino (CRE) de Planaltina e por algumas escolas da região. Também é apurado o suposto pagamento de vantagens indevidas aos gestores dessas unidades de ensino. Foram cumpridos 28 mandados de busca e apreensão e seis mandados de prisão temporária em Planaltina, Taguatinga, Asa Norte e Planaltina de Goiás.

A investigação é um trabalho conjunto da Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público e Social (Prodep) e da Delegacia de Repressão à Corrupção (Decor). Existem indícios de que verbas de emendas parlamentares destinadas ao Programa de Descentralização Administrativa e Financeira (PDAF) seriam direcionadas para contratos com empresas previamente selecionadas e vinculadas a gestores da CRE e de algumas escolas de Planaltina.

As buscas foram realizadas nas residências de empresários e servidores públicos, na sede da CRE de Planaltina e nas empresas supostamente beneficiadas ilegalmente. Foram presos os servidores públicos responsáveis pelo emprego e pela fiscalização das verbas do PDAF e empresários envolvidos no esquema. Com os indícios já colhidos, os investigados podem responder pelos crimes de associação criminosa, estelionato, falsificação de documento, corrupção e lavagem de dinheiro.

Irregularidades

As investigações confirmaram que algumas das empresas beneficiadas com as contratações eram relacionadas aos gestores das unidades escolares e que alguns dos empresários são parentes de servidores públicos investigados. Para dar aparência de legalidade ao procedimento e simular competição, as empresas envolvidas apresentavam orçamentos de supostos concorrentes. Algumas dessas empresas eram vinculadas entre si e outras estavam em nome de pessoas interpostas (supostos laranjas).

Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.