Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Membros do MPDFT organizam livro sobre violência sexual e racismo

MPDFT

Menu
<

O MPDFT promoveu nesta quinta-feira, 1º de dezembro, o lançamento do livro “Violência sexual e racismo: ensaios e debates interseccionais”, organizado pelo procurador de Justiça Bruno Amaral, do Núcleo de Gênero (NG), e pela promotora de Justiça Mariana Távora, colaboradora do núcleo. 

A obra é composta por discussões que ocorreram no webinário “Gênero, Violência Sexual e Igualdade”, realizado em 26 e 27 de novembro de 2020 pelo Núcleo de Gênero do MPDFT, pelo Consórcio Lei Maria da Penha e pela Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP).

“A publicação representa uma importante contribuição para a construção do saber e para o aprofundamento do debate sobre assuntos tão urgentes. Além disso, será um instrumento de pesquisa que pode auxiliar os demais poderes na formulação de políticas públicas voltadas à redução de delitos nessa área”, destaca a procuradora-geral de Justiça do DF, Fabiana Costa.

A publicação é dividida em quatro seções - controle e objetificação sexual de corpos femininos por meio da subversão da linguagem: entre ditos e não ditos; cultura de estupro e as hierarquias dos corpos; consentimento sexual: revisitando conceitos a partir da experiência comparada; e a invisibilidade do estupro nas relações íntimas de afeto: análise interseccional.

As promotoras de Justiça Cíntia Costa e Mariana Távora e o procurador de Justiça Bruno Amaral, que integram o Núcleo de Gênero do MPDFT, também assinam um texto na publicação, em que explicam a importância do webinário realizado há dois anos no aprofundamento dos temas inseridos no livro.

“As comunicações, os debates e as discussões ali travados ganham concretude com esta publicação. Por isso, a estrutura do evento foi mantida, recebendo as seções deste livro o mesmo nome das quatro mesas de discussão. Os oito ensaios distribuídos nas quatro sessões desta obra foram inspirados nas falas e discussões do webinário”, explicam.

O evento de lançamento da publicação ocorreu na sala do Conselho Superior do MPDFT e, além dos membros da instituição que assinam textos no livro, estiveram presentes o procurador-geral de Justiça do DF eleito, Georges Seigneur; a promotora de Justiça do MPDFT Polyanna Silvares; e a deputada federal Erika Kokay. 

O livro está disponível gratuitamente e pode ser lido neste link.

Assessoria Especial de Imprensa
(61) 3343-9045 / 3343-6101/ 3343-9046/ 99149-8588
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.