Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - MPDFT sedia 4º Encontro de Corregedorias do Distrito Federal

MPDFT

Menu
<

Tamanho da fonte:

Evento teve a participação de membros do MPDFT e reuniu servidores do GDF para discutir temas da área de correição e tomadas de contas especial

WhatsApp Image 2022 11 10 at 16.41.49 1Nos dias 8 e 9 de novembro, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) sediou o 4º Encontro de Corregedorias do DF, realizado pela Controladoria-Geral do DF. O evento reuniu cerca de 250 servidores que atuam em atividades correcionais e em tomada de contas especial. 

O corregedor-geral do MPDFT, José Valdenor Queiroz Júnior, participou da abertura do encontro, juntamente com a controladora-geral interina da CGDF, Rejane Vaz, e outras autoridades. A palestra que iniciou o evento foi proferida pelo Corregedor-Geral da União (CGU), Gilberto Waller, com o tema ‘’Prevenção de nulidades nas atividades disciplinares’’.

No segundo dia, o promotor de Justiça do MPDFT Marcelo da Silva Barenco ministrou a  palestra “Impactos da nova Lei de Improbidade Administrativa (nº 14.230/21)”. A Lei nº 14.230/2021 alterou substancialmente a Lei nº 8.429/1992, que dispõe sobre os atos de improbidade administrativa e sobre as sanções decorrentes da prática de tais atos.

De acordo com Barenco, foi muito oportuno abordar as alterações da Lei de Improbidade e seus reflexos no direito administrativo sancionador e no processo administrativo disciplinar. “Algumas alterações na lei têm potencial para alterar a condução de processos administrativos disciplinares e de tomadas de contas especiais, de modo que não há lugar melhor do que este encontro para discutirmos as mudanças”, pontuou o promotor de Justiça.

WhatsApp Image 2022 11 10 at 16.41.58 1O evento teve por objetivo abordar temas atuais como prevenção de nulidades nas atividades disciplinares; prescrição em tomada de contas especial; apreciação do processo administrativo disciplinar, em um bate-papo entre a Procuradoria-geral do DF e a Controladoria-Geral do DF; os impactos da nova Lei de Improbidade Administrativa; a condução de processos administrativos de responsabilização de entes privados e a metodologia do cálculo da multa.

Melhores práticas

Para finalizar o Encontro, a subcontroladora de Correição Administrativa da CGDF, Ismara Roza, realizou a entrega do 1º Concurso de Melhores Práticas em Correição. Entre os premiados estava a Secretaria de Justiça do DF (Sejus) com a prática “Ações Preventivas nas Unidades Orgânicas da Sejus-DF”; a secretaria de Saúde do DF (SES-DF), com a promoção de práticas correcionais na responsabilização de fornecedores; e o Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF), com a prática “sistemas de corregedoria – SISCOR”.

*Com informações da CGDF

Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.