Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - MPDFT sedia seminário sobre os impactos da pandemia na violência doméstica no Brasil

MPDFT

Menu
<

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), por meio do Núcleo de Gênero (NG), realiza, em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC) e o Instituto Maria da Penha (IMP), a divulgação do primeiro relatório do projeto “Entendendo os Impactos da Covid-19 na Violência Doméstica no Brasil”. O seminário de lançamento do documento ocorre na manhã da próxima quarta-feira, 24 de agosto, no edifício sede do MPDFT, com transmissão pela internet.

A apresentação é o último evento do “Ciclo de Diálogos da Lei Maria da Penha”, iniciado pelo Núcleo de Gênero em abril deste ano. A pesquisa que será apresentada foi realizada pela UFC e o IMP e é financiada pela Sexual Violence Research Initiative (SVRI).

O estudo avalia o impacto da pandemia da Covid-19 e as respostas associadas à crise sanitária em relação à violência doméstica e familiar contra mulheres e crianças no Brasil. Segundo os pesquisadores, será possível desenvolver diretrizes para um plano de retomada pós-Covid inclusivo em termos de gênero.

Para a promotora de Justiça Cíntia Costa, coordenadora do Núcleo de Gênero, “é de fundamental importância a divulgação dos dados da referida pesquisa, seja pela sua amplitude, seja pelos parâmetros que podem ser oferecidos para o aprimoramento de políticas públicas ligadas à temática no Distrito Federal e nos demais estados da Federação”.

Participarão do seminário o vice-reitor da UFC, José Glauco Lobo, e representantes do Núcleo de Gênero do MPDFT, da ONU-Mulheres, do PNUD e do Banco Mundial. A procuradora-geral de Justiça do DF, Fabiana Costa, e a ativista Maria da Penha também estão entre os participantes.

Segundo Fabiana Costa, que estará na abertura do evento, “a colaboração entre instituições que atuam na promoção dos Direitos Humanos, principalmente na viabilização de pesquisas que fundamentem a formulação de políticas públicas, é uma forma de otimizar recursos em favor da sociedade”, explica.

O coordenador do projeto, o professor da UFC José Raimundo Carvalho, destaca que o estudo será um importante parâmetro para a elaboração de políticas públicas voltadas à violência contra mulheres e crianças. “Com a pesquisa, temos maior clareza sobre quem sofreu violência. Dessa forma, será possível que as instituições aperfeiçoem o seu trabalho no atendimento a essas pessoas”, explica.

A divulgação dos dados e resultados da pesquisa para os membros e servidores do MP, bem como para os diversos integrantes da rede de enfrentamento à violência contra as mulheres do Distrito Federal, é importante para fins de atendimento ao público e avaliação, construção e aprimoramento de políticas públicas para as mulheres em situação de violência doméstica e familiar.

Após o seminário, o MPDFT vai emitir certificado aos participantes por meio da página do EAD da instituição

Entendendo os Impactos da Covid-19 na Violência Doméstica no Brasil

Data: 24 de agosto de 2022

Horário: 9:00h às 12:15h

Transmissão: Canal do YouTube da Secor MPDFT 

Programação completa neste link


Assessoria Especial de Imprensa
(61) 3343-9045 / 3343-6101/ 3343-9046/ 99149-8588
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.