Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Rede Urbanidade apoia Semana do Caminhar, de 7 a 13 de agosto

MPDFT

Menu
<

A iniciativa acontece anualmente, desde 2017, na semana do Dia Mundial do Pedestre, celebrado em 8 de agosto. Programação inclui piquenique, safári urbano e bate-papo sobre revitalização da W3 Sul

3343088b 260a 4120 84e7 62b63413a4adA Semana do Caminhar, realizada entre os dias 7 e 13 de agosto, é um evento anual nacional que busca valorizar e promover a maneira mais sustentável, saudável e social de se deslocar. No Distrito Federal, a atividade tem o apoio da Rede Urbanidade, que é integrada por representantes do Ministério Público do DF (MPDFT) e da sociedade civil. A organização do evento fica por conta das entidades  Andar a Pé; Rodas da Paz;  Associação de Moradores das 700 Sul (Amo 700 Sul) e da página Brasília para Pessoas. 

O tema da sexta edição é “O Retorno (às ruas)”, que celebra a retomada do espaço público depois de dois anos de pandemia. O objetivo é alertar para a importância de andar a pé –  a forma de deslocamento mais praticada nas cidades brasileiras – para a saúde física e emocional. Outro propósito é reivindicar políticas públicas que façam cidades mais agradáveis e com mais oportunidades de encontros seguros e ao ar livre. A iniciativa é articulada pela ONG SampaPé! e reúne diversas organizações.

A abertura da semana será um piquenique com bate-papo no Eixão do Lazer, no domingo, 7 de agosto, a partir das 9h30, na altura da 211 Norte. Haverá encontro das entidades que atuam pela mobilidade ativa nas cidades, além de caminhada, pedalada e lazer para os participantes. Na segunda, dia 8, que é o Dia Mundial do Pedestre, será realizado um Safari Urbano nas calçadas do Setor Hospitalar Sul (716 Sul), para avaliar as modificações feitas no local do ponto de vista do pedestre. Serão avaliados critérios como acessibilidade às edificações, mobiliário urbano e travessia de ruas. 

No dia 13, das 10 às 13h, no espaço interno do Infinu Comunidade Criativa (506 Sul), o evento “Pé de Prosa” oferece um bate-papo sobre a revitalização da W3 Sul, com a participação das especialistas em urbanismo e mobilidade urbana  Carolina Baima e Silmara Vieira da Silva. 

Saiba mais sobre o evento no site https://www.semanadocaminhar.org/

Rede Urbanidade

A Rede de Promoção da Mobilidade Sustentável e do Transporte Coletivo (Rede Urbanidade), criada em novembro de 2019, é uma iniciativa da Promotoria de Justiça de Defesa da Ordem Urbanística (Prourb) em parceria com estudiosos e representantes de associações e entidades que se dedicam à causa da mobilidade. O grupo tem como objetivo assegurar a participação efetiva da sociedade na elaboração, na implementação e na fiscalização da política local de mobilidade urbana. Além disso, pretende ser um espaço democrático de articulação, discussão e busca de soluções para os desafios existentes nessa área, na perspectiva do desenvolvimento sustentável. 

Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.