Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Central Judicial do Idoso inaugura novo espaço de atendimento

MPDFT

Menu
<

Tamanho da fonte:

Cerimônia de apresentação da nova sede foi transmitida, nesta quinta-feira,  24 de fevereiro, pelo canal do TJDFT no YouTube 

A Central Judicial do Idoso inaugurou novo espaço de atendimento no térreo do Anexo I do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) no início da tarde desta quinta-feira, 24 de fevereiro. A cerimônia foi transmitida pelo canal do YouTube do Tribunal. O objetivo da mudança é oferecer mais conforto e acessibilidade ao público. 

A procuradora-geral de Justiça do DF, Fabiana Costa, ressaltou que a inauguração do novo espaço “advém de uma sensibilidade que é desejável em todas as esferas do serviço público. Representa a capacidade das instituições reunidas de identificar as vulnerabilidades físicas e sociais deste grupo de pessoas que requer - e merece -, tratamento digno, principalmente quando se encontra em situação de risco”

A 2ª vice-presidente do TJDFT, desembargadora Sandra de Santis, que fez a abertura da solenidade, destacou que no Brasil, o envelhecimento ainda é um fenômeno recente. Segundo lembrou, dados do IBGE demonstram que a expectativa de vida da população era de 45,5 anos na década de 1940, em 2009, subiu para 76,6 anos, e em 2060, aproximadamente um terço da população brasileira será idosa. “Por essa razão, o envelhecimento populacional brasileiro ainda exige muitas adequações sociais com base nos direitos, necessidades e nas habilidades das pessoas da terceira idade. É imprescindível que nós como sociedade voltemos nossos olhares para as demandas aí recorrentes”, afirmou.

Já a defensora-geral da Defensoria Pública do DF, Maria José de Nápolis, declarou que a central  permite um serviço de interdisciplinaridade primoroso destinado a pessoa idosa que tenha seus direitos ameaçados ou violados. “O trabalho da central incentiva a desjudicialização de conflitos mediante o uso de formas horizontais de resolução e a destinação de um local maior para essas pessoas representa mais espaço para escuta e acolhimento”.

A cerimônia teve a presença do presidente do TJDFT, desembargador Romeu Gonzaga; da corregedora do DF, desembargadora Carmelita Brasil; da 1ª vice-presidente do Tribunal, desembargadora Ana Maria Amarante; do desembargador Diaulas Ribeiro e das coordenadoras da Central Judicial do Idoso promotora de Justiça Máercia de Mello; juíza Monize Marques; juíza Cristiane Campos e defensora pública Bianca Rosieri. 

Parceria

A Central é uma iniciativa do Tribunal, do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios e da Defensoria Pública do Distrito Federal que oferece atendimento integrado à pessoa idosa. A parceria está prestes a completar 15 anos e tem o propósito de garantir a efetiva aplicação do Estatuto do Idoso, promover a articulação entre as instituições e assessorar autoridades. Assista ao vídeo produzido pela Secretaria de Comunicação do MPDFT sobre a Central:

O atendimento realizado pela Central é parte fundamental da rede de proteção à pessoa idosa no Distrito Federal e tem contribuído para resolução adequada de conflitos ao promover um atendimento especializado e humanizado. Além disso, o trabalho pioneiro tem rendido frutos e despertado interesse em órgãos de outros estados da federação. Para mais informações o email é Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.