Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - MPDFT e SES discutem vacinação no Distrito Federal

MPDFT

Menu
<

Em reunião, as duas instituições trataram da efetivação do Programa Nacional de Imunização

Representantes da força-tarefa do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) que fiscaliza as ações de combate à Covid-19 e da Secretaria de Saúde (SES) reuniram-se nesta segunda-feira, 28 de junho, para tratar do andamento da vacinação no Distrito Federal. Os principais temas discutidos foram a imunização dos grupos prioritários, o atendimento por idade e a aplicação da segunda dose. 

Segundo os representantes da SES, 160 mil unidades da vacina Astrazeneca estão reservadas para aplicação da segunda dose a partir de julho. A preocupação dos gestores é conscientizar a população sobre a necessidade do reforço na imunização. O coordenador da força-tarefa, procurador de Justiça José Eduardo Sabo, acredita que é importante realizar uma campanha de esclarecimento. “O MPDFT está disposto a apoiar essa iniciativa, por meio das redes sociais presentes nas cidades do Distrito Federal”, afirmou. 

Outro tema discutido foi a vacinação dos trabalhadores da limpeza urbana, conforme o Programa Nacional de Imunização (PNI). O grupo de trabalho formado pelo MPDFT, o Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Defensoria Pública cobraram a vacinação dos catadores de recicláveis. A expectativa é que esses profissionais comecem a ser atendidos em julho, por meio de listas nominais elaboradas pelas cooperativas. O promotor de Justiça Roberto Carlos Batista destacou a necessidade da vacinação em pé de igualdade com os garis. “Muitas cooperativas são contratadas pelo SLU. Além disso, é notório o caráter de vulnerabilidade desses trabalhadores por lidar com resíduos sólidos”.

Segundo relatos recebidos pela força-tarefa, outra situação que tem atrasado a vacinação é a dificuldade no agendamento eletrônico. De acordo com a SES, os idosos ainda não imunizados não precisam marcar pelo sistema. As pessoas com comorbidade, embora devam agendar, podem fazer isso no local de vacinação caso não consigam usar a plataforma online. 

Também foram abordados aspectos da recomendação do MPDFT para o encerramento da vacinação de grupos não previstos no PNI. A preocupação da força-tarefa, no momento, é com o andamento da vacinação por idades. Por isso, o Ministério Público quer que seja definido prazo para os profissionais das categorias contempladas serem vacinados e que, a seguir, as doses não utilizadas sejam remanejadas.

Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.