Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - MPDFT e SES se reúnem para tratar de ferramentas de controle da vacinação no DF

MPDFT

Menu
<

Em reunião, realizada na Sede da Secretaria de Saúde, os integrantes da força-tarefa do MPDFT falaram sobre as investigações dos chamados fura-filas e sobre a necessidade de aprimoramento do plano operacional

 

O monitoramento da vacinação contra a Covid-19 no Distrito Federal foi tema de reunião realizada na tarde desta sexta-feira, 22 de janeiro, entre integrantes da força-tarefa do Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) e da Secretaria de Saúde (SES-DF). Casos de desvirtuamento das prioridades estabelecidas no Plano Distrital para a aplicação da primeira etapa dos imunizantes estão sendo apurados.

O coordenador da força-tarefa, procurador de Justiça José Eduardo Sabo, reforçou a necessidade de aprimoramento do plano operacional de vacinação da SES e a adoção de mais ferramentas de controle das doses aplicadas. Falou também que o Ministério Público recebeu diversas informações sobre problemas nesta primeira fase da vacinação e abriu investigação para apurar as responsabilidades.

“Verificamos que a Secretaria de Saúde está fazendo a apuração interna de todos os casos de possíveis fura-filas e haverá uma melhoria no sistema de controle. Cada um dos hospitais, cada uma das superintendências, vai ter uma lista completa de quais aqueles que estão efetivamente nos grupos de risco. Isso é muito importante, e além destas listas, também será implementada uma autodeclaração a ser assinada pelos vacinados”, resumiu Sabo sobre pontos que estiveram em pauta na reunião.

A força-tarefa orienta que casos de pessoas vacinadas fora das categorias prioritárias sejam reportados ao MPDFT por meio da Ouvidoria, que oferece um formulário eletrônico no site e também atende pelo telefone 0800 644 9500 (ligação gratuita)

Ferramentas de controle e acompanhamento
A SES falou sobre a disponibilização de um painel na internet com dados da vacinação no DF. Para o Ministério Público, a implementação é necessária para dar mais transparência à sociedade, viabilizando a divulgação de informações reais e atualizadas, diariamente, sobre as doses de vacinas aplicadas e pontos de vacinação.

Os vacinados passarão a assinar um formulário de autodeclaração, no qual declaram que receberam a dose do imunizante porque fazem parte do grupo prioritário. Mais uma ferramenta de controle para evitar o desvirtuamento do plano de vacinação e que possibilitará a responsabilização em caso de irregularidades, avalia a força-tarefa.

 

Leia mais
MPDFT recomenda que Hospital de Base e HRSM obedeçam Plano Distrital de Imunização da SES
Covid-19: controle da vacinação no DF está no foco da força-tarefa
Covid-19: MPDFT requisita Plano de Vacinação de idosos à Secretaria de Saúde
Covid-19: MPDFT apura vacinação em pessoas que não fazem parte do grupo prioritário

Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.