Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Plano distrital de vacinação é apresentado pela SES à força-tarefa do MPDFT e autoridades do GDF

MPDFT

Menu
<

Tamanho da fonte:

A força-tarefa que acompanha as ações de enfrentamento à pandemia recebeu, em reunião na Sede do MPDFT, informações sobre as fases, os grupos prioritários, a possível data de início da vacinação e imunizantes a serem aplicados no DF

O plano distrital de vacinação foi apresentado pela Secretaria de Saúde (SES) nesta quinta-feira, 14 de janeiro, aos integrantes da força-tarefa do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). Na ocasião, foram discutidas as fases da vacinação, os grupos prioritários e o mapa de imunização no DF, assim como a estrutura e a logística para implementação da iniciativa. A SES também apresentou a data possível de 20 de janeiro para o início da primeira fase de aplicação da vacina contra a Covid-19 aos moradores da capital federal.

A proposta do encontro, que reuniu representantes das Secretarias de Saúde, de Segurança, de Justiça e de Desenvolvimento Social, do Ministério da Defesa, além do comando-geral do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar, é aprimorar as estratégias de imunização no DF. “Uma situação complexa como esta pandemia, e seus desdobramentos, como o plano de vacinação, só podem ser enfrentados assim: com a articulação direta entre os atores envolvidos”, destacou o coordenador da força-tarefa, procurador de Justiça Eduardo Sabo.

Segundo o plano apresentado pela SES, a previsão é de que, no Distrito Federal, sejam vacinados, na primeira fase, profissionais de saúde, idosos acima de 75 anos e pessoas acima de 60 anos que estejam internados em instituições de longa permanência. A segunda fase contemplará pessoas entre 60 e 74 anos e, na terceira fase, aquelas que possuem comorbidades que agravam o quadro da Covid-19. A expectativa é que a primeira fase alcance cerca de 200 mil pessoas. O plano distrital segue a proposta nacional e as diretrizes do Ministério da Saúde. 

Um dos questionamentos do MPDFT diz respeito à inclusão de outros profissionais no plano, como agentes de segurança e professores da rede pública. Outra preocupação da força-tarefa é a comunicação e a orientação destinadas à sociedade. Foi requisitado um plano de comunicação para repassar de forma objetiva e clara à população informações sobre as datas e fases da imunização, os pontos de vacinação, os grupos contemplados e os tipos de imunizantes utilizados. O MPDFT também reforçou a importância de se lançar um olhar específico para os profissionais da assistência social, além de se discriminar detalhadamente, no plano operacional, cada subgrupo contemplado pelas etapas de vacinação.

Participaram do encontro o secretário de Saúde, Osnei Okumoto; a secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha; a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani; o secretário de Segurança Pública, Anderson Gustavo Torres, e outros gestores das secretarias envolvidas na execução do plano. O comandante-geral da Polícia Militar (PMDF), coronel Julian Rocha Pontes, e o comandante-geral do Corpo de Bombeiros (CBMDF), coronel Willian Augusto Ferreira Bomfim, também participaram do encontro. Representando o governo federal, esteve presente na Sede do MPDFT o general Manoel Luiz Narvaz Pafiadache, do Ministério da Defesa.

Acompanhamento da política de vacinação
A força-tarefa do MPDFT iniciou, em outubro de 2020, reuniões com a coordenação do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde e com gestores da Secretaria de Saúde. Foram realizados cinco encontros, nos quais os membros do Ministério Público puderam levantar informações e discutir aspectos para auxiliar na otimização desta política pública.

O MPDFT sempre defendeu que as prioridades estabelecidas no plano de imunização sejam para aqueles que estão na linha de frente, tenham idade avançada ou façam parte de grupo de risco, de forma a atender ao interesse público.

Leia mais
Força-tarefa discute política para vacinação contra a Covid-19 no DF
Força-tarefa: gestores da saúde informam sobre vacinação e enfrentamento à Covid-19
Covid-19: Força-tarefa acompanha planejamento para programa nacional de vacinação

Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.