Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Promotora participa de audiência conjunta pública de conciliação sobre Museu de Planaltina

MPDFT

Menu
<

MPDFT obteve decisão que obriga o Distrito Federal a adotar medidas para a restauração do mobiliário e elaboração do Plano Museológico e Regimento Interno

A promotora de Justiça de Defesa do Meio Ambiente e do Patrimônio Cultural Cristina Rasia participou, nesta sexta-feira, 3 de dezembro, da audiência conjunta pública de conciliação realizada diretamente no Museu Histórico e Artístico de Planaltina , e transmitida pelo canal do TJDFT no YouTube.

A audiência conjunta teve como objetivo acompanhar o cumprimento de decisões judiciais proferidas em duas ações ajuizadas pelo MPDFT a favor do Museu Histórico de Planaltina,  e que obrigam o Distrito Federal a restaurar o mobiliário do acervo, e a elaborar o Plano Museológico e Regimento Interno, respectivamente.

Segundo a promotora de Justiça Cristina Rasia, " a realização dessa audiência conjunta de conciliação deixa ainda mais clara a intenção autocompositiva adotada durante toda a condução dos processos judiciais respectivos, buscando garantir e fortalecer ainda mais a participação da sociedade no processo de preservação dos bens culturais".

Durante a sessão, a promotora de Justiça cobrou novamente a publicação do Plano Museológico da instituição, elaborado em oficinas com a participação direta da sociedade planaltinense. Ela ressaltou que ainda é preciso elaborar o regimento interno do museu e garantir a participação da comunidade no processo, e pediu mais transparência e agilidade dos gestores em comunicar mudanças nos horários de funcionamento. “A preocupação do Ministério Público é com a identidade do museu.  O Regimento Interno é um instrumento imprescindível neste momento, pois tem como função implementar o Plano Museológico estabelecido para o Museu",  afirmou. 

Os representantes do Distrito Federal informaram que o processo de reconstituição, conservação , preservação e restauração do acervo do mobiliário e objetos do Museu será continuado pelo Instituto Federal de Brasília- IFB, do Campus de Samambaia. 

Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial





.: voltar :.