Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Dia Mundial dos Animais: curso orienta sobre cuidados e defesa animal

MPDFT

Menu
<

Tamanho da fonte:

Ter em casa animais de estimação é uma grande responsabilidade. Para ajudar tutores a cuidar dos pets de forma adequada, o MPDFT divulga o curso online “Guarda responsável”, criado por instituições parceiras

No Dia Mundial dos Animais, comemorado em 4 de outubro, Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) volta a divulgar a Campanha "Vira Amigo", lançada em 2019 para estimular a adoção e os cuidados com os animais, e também o curso online “Guarda responsável”, para ajudar tutores a cuidar dos pets de forma adequada. A capacitação gratuita foi criada pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-DF) e o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), parceiros da Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente (Prodema/MPDFT) na defesa animal. 

O material oferece informações sobre controle reprodutivo, vínculos afetivos e emergências e adversidades, além de cuidados em geral. No curso, a promotora de Justiça Luciana Bertini trata do papel do Ministério Público na proteção dos animais. “Importante que todos saibam que maltratar e ferir animais domésticos, silvestres ou exóticos é crime. Podem configurar atos de abuso ou maus-tratos aos animais condutas como bater, machucar, não oferecer água e alimento, abandonar ou deixar de fornecer cuidados para seu bem-estar e sobrevivência”, esclarece.

Sempre que houver suspeita de maus-tratos, deve-se buscar uma delegacia, o Ministério Público ou o batalhão da Polícia Militar Ambiental para denunciar. As denúncias de violações contra os animais podem ser encaminhadas à Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente (Prodema) por meio da Ouvidoria do MPDFT, telefone 0800 644 9500 (ligação gratuita), em dias úteis, de 2ª a 6ª, das 12h às 18h, ou pelo formulário eletrônico

Guarda responsável

Segundo o presidente da Câmara Técnica de Ética, Bioética e Bem-Estar Animal do CRMV-DF, o médico veterinário Jorge Caetano Júnior, o curso tem como público-alvo tutores, protetores, estudantes e profissionais envolvidos na cadeia de serviços para animais de estimação. “Os médicos veterinários e zootecnistas terão a oportunidade de conhecer ou aprimorar as práticas que compreendem a guarda de animais de estimação. Os participantes também poderão reconhecer a importância da guarda responsável para evitar a ocorrência de zoonoses e outros agravos à saúde pública, como acidentes rodoviários e mordeduras”, explica.

Animais abandonados na pandemia

Com a mudança na rotina e o estresse gerado desde o início da pandemia de Covid-19, algumas famílias decidiram não manter seus animais. Por essa razão, no vídeo “MP Solidário: Impacto da pandemia no abandono de animais”, a Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente (Prodema) faz um alerta para aumento do número de casos de abandono e as responsabilidades de cuidar de um animal.  

Atualmente, o Distrito Federal não dispõe de canis públicos. As instituições que recebem esses animais estão trabalhando no limite da sua capacidade. Quando o animal vai parar nas ruas, não é só a falta de carinho que o atinge. O risco de contrair doenças eleva-se muito, pois estão expostos ao contato com outros bichos, ao lixo e à falta de higiene adequada. A Gerência de Vigilância Ambiental de Zoonoses (Gvaz), que tem como objetivo prevenir doenças e agravos de importância à saúde pública, recebe doações e oferece um contato permanente com a população pelo 99269-3673, das 8h às 17h. 

 

Vira amigo

O nome da campanha é um trocadilho com a ausência de raça definida na maioria dos animais que aguardam adoção. Clique aqui para acessar a cartilha “Adoção responsável de cães e gatos – cuidados e informações”. Mais informações sobre adoção também estão disponíveis em www.mpdft.mp.br/site/defesanimal.

Leia mais:

Vira Amigo: participe de curso sobre guarda responsável de animais de estimação

 

MPDFT retoma campanha Vira Amigo para incentivar adoção consciente durante a pandemia

 

MP Solidário: Número de animais abandonados aumentou com pandemia

Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

 

.: voltar :.