Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - MPDFT certifica participantes de curso sobre gestão de conflitos no contexto escolar

MPDFT

Menu
<

Participantes foram capacitados para resolver conflitos escolares e construir decisões compartilhadas por meio de técnicas da gestão positiva de conflitos. Encontros foram realizados entre julho e agosto, na modalidade virtual.  

A capacitação “Gestão de Conflitos no Contexto Escolar”, realizada e pela Secretaria de Educação e Desenvolvimento Corporativo (Secor), certificou 49 participantes, entre orientadores educacionais, professores e psicólogos. O programa, com carga horária de 85 horas, incluiu o tema bullying, técnicas de comunicação não-violenta, fundamentos da negociação, processos circulares e de mediação, tudo isso para que as questões possam ser resolvidas com ferramentas de mudanças de atitude. 

O projeto é uma iniciativa pioneira da Promotoria de Justiça de Defesa da Educação (Proeduc) e do Grupo de Apoio à Segurança Escolar (Gase), com apoio da Coordenadoria Executiva de Autocomposição (Cauto) em parceria com a Secretaria de Educação. Nesta 4ª edição, a realização foi em parceria com a Regional de Ensino do Plano Plano Piloto. No total, 175 interessados se inscreveram, mas havia limitação de vagas.

Para a promotora de Justiça de Defesa da Educação Márcia Pereira da Rocha, coordenadora do Gase, cada turma concluída favorece a expansão das práticas de mediação que têm potencial transformador diante de situações de conflito em qualquer área da vida, profissional ou pessoal. "A realização de mais esse curso aponta para o acerto em investir na cultura da paz, na solução dos conflitos com o uso de ferramentas de comunicação não violenta e da escuta ativa. Minha gratidão a toda equipe envolvida, nossos instrutores e o empenho de nossos alunos para construção de um mundo melhor".

O curso virtual foi oferecido de forma gratuita e as aulas foram ministradas por três instrutores capacitados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ): Anna Maria Marques Almeida, Leila Duarte Lima e José Manoel Pereira, além da chefe do Gase e mediadora de conflitos, Caroline Resende. "Trabalhar com uma turma de orientadores educacionais foi uma experiência promissora e produtiva. O orientador já é um mediador nato, por suas atribuições. Percebemos que a cultura da mediação de conflitos tem sido implementada na Secretaria de Educação através de múltiplos esforços e o Gase, em parceria com a Cauto, tem se dedicado precipuamente a esse fim. Estamos muito felizes por ter mais uma turma capacitada e agradecemos aos instrutores e demais envolvidos”, destacou Caroline.  

Depoimentos 

De acordo com o questionário de avaliação aplicado ao final da ação educacional, 99% dos participantes registraram a nota máxima no quesito satisfação com o curso. Nos comentários registrados de maneira voluntária e sem necessidade de identificação, os inscritos também elogiaram a capacitação. Confira abaixo alguns relatos:

“O curso acrescentou consideravelmente para o melhor desenvolvimento nas ações diárias como orientadora educacional, dando maior capacidade para entender o outro e mediar os conflitos.” 

“Foi super rico e gratificante. Com certeza, impactou de forma positiva a minha vida pessoal e profissional. Gostaria muito de ter continuidade nessa formação, por meio de um estágio supervisionado em mediação de conflitos.” 

“O Curso Gestão de Conflitos no Contexto Escolar veio para mim no momento exato, pois as ferramentas ensinadas contribuíram muito para a práxis da orientação educacional na escola que atuo.”

“O curso superou as minhas expectativas, quanto a qualidade dos conteúdos e material apresentado, e em especial pela a excelência dos professores. Esse é um tema relevante para a nossa prática cotidiana nas escolas. Com certeza irá nos auxiliar bastante.”

“Foi um curso excelente! Contribuiu muito para minha prática pedagógica e para a minha vida pessoal. Sugiro que tenhamos a oportunidade, no futuro, de realizar a parte prática de todos os conteúdos aprendidos.”

Gase

Desde 2005, o Gase contribui na implementação da cultura de paz nas escolas da rede pública de ensino do Distrito Federal, fomentando política pública de mediação escolar, mecanismo eficaz de prevenção e de enfrentamento à violência neste ambiente.

Leia mais

MPDFT promove aula inaugural do curso “Gestão de conflitos no contexto escolar”

MPDFT promove curso on-line sobre gestão de conflitos no contexto escolar

Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.