Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - MPDFT promove aula inaugural do curso “Gestão de conflitos no contexto escolar”

MPDFT

Menu
<

Educação ao longo da vida foi o tema do primeiro encontro, ministrado pelo professor José Manoel Pereira

O Grupo de Apoio à Segurança Escolar do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (Gase/MPDFT) em parceria com a Secretaria de Educação e Desenvolvimento Corporativo (Secor) realizou nesta terça-feira, 1º de junho, a aula inaugural do curso on-line “Gestão de conflitos no contexto escolar”. Esse primeiro encontro foi ministrado pelo professor José Manoel Pereira, com o tema Educação ao longo da vida. Os participantes tiveram a oportunidade de falar sobre as expectativas em relação à capacitação e de compartilhar experiências educacionais.

José Manoel, instrutor voluntário do Gase desde 2015, ressaltou que a capacitação é uma oportunidade dos participantes deixarem de ser coadjuvantes na própria vida. “O curso oferece a chave para ingressarmos no grande espetáculo da vida e sermos protagonistas da nossa história”. Para a participante Gizela Valério, é uma grande oportunidade para aprimorar a prática no contexto escolar como orientadora educacional. “Mediar conflitos faz parte do meu fazer diário. O orientador, como o próprio nome sugere, orienta professores, estudantes e famílias, fazendo mediações e favorecendo o diálogo e a interação para que a escola possa caminhar e construir uma cultura de paz”, afirmou.

A orientadora Rosana Busnello Giacomazzi destacou a importância de solucionar conflitos não só no ambiente escolar. Para ela, “resolver conflitos em todos os espaços que frequentamos é extremamente importante. Estou aqui pelos meus anjos (estudantes) e sei que iluminará minha vida por onde eu passar. Tenho intuição, sensibilidade, mas não tenho a teoria, a técnica. E vocês, com muita maestria, nos ensinarão, junto a todo encantamento que nos demonstraram no primeiro encontro”. Já a participante Carla Bianca Ferreira Moncaio Zanon acrescentou que “o curso irá fundamentar a prática pedagógica por meio da teoria e da troca de experiências entre cursistas e professores”.
Programa

A capacitação “Gestão de Conflitos no Contexto Escolar” tem o objetivo de ensinar técnicas da gestão positiva de conflitos para resolver possíveis adversidades na comunidade escolar. Os participantes são orientadores educacionais da Regional de Ensino do Plano Piloto. Os encontros serão realizados às terças-feiras, entre 1º de junho e 24 de agosto, pelo Zoom e pela plataforma EaD do MPDFT para os participantes previamente inscritos.

O programa inclui técnicas de comunicação não-violenta, fundamentos da negociação, processos circulares e de mediação, tudo isso para que as questões possam ser resolvidas com ferramentas de mudanças de atitude. Será ministrado por três instrutores capacitados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ): Anna Maria Marques Almeida, Leila Duarte Lima e José Manoel Pereira. A chefe do Gase, Caroline Resende, também será instrutora em um dos encontros.
Gase

Desde 2005, o Gase contribui na implementação da cultura de paz nas escolas da rede pública de ensino do Distrito Federal, fomentando política pública de mediação escolar, mecanismo eficaz de prevenção e de enfrentamento à violência neste ambiente.

Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.