Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Mês da segurança: manual auxilia a identificar, analisar e evitar situações de risco

MPDFT

Menu
<

Divulgação faz parte das iniciativas relacionadas ao mês da segurança, promovido pela Secretaria de Segurança Institucional (SSI) do MPDFT, ao longo do mês de agosto

Com o objetivo de disseminar conhecimentos que auxiliam na antecipação de riscos, por meio da prevenção de ocorrências indesejadas, e orientam como agir em situações de ameaça à nossa integridade, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) relançou o manual de segurança pessoal, disponibilizado para o público interno e que também está acessível a toda a população. Confira aqui. 

O conteúdo destaca, ainda, que a capacidade de nos mantermos seguros decorre, em grande parte, dos três elementos que formam o triângulo da autodefesa sustentável: estado de alerta, condicionamento mental e capacidade de ação. Preconiza a importância de adaptar seu nível de atenção conforme as circunstâncias e cenários, ter um plano mental de como prevenir e saber agir na iminência de eventos violentos e estar em condições de executar o que foi pensado, o que implica em decisões rápidas. 

A publicação foi elaborada a partir de pesquisas de estudiosos da área de segurança e da prática diária dos profissionais do MPDFT. Há orientações e cuidados importantes em momentos como a saída e a chegada em casa; em estacionamentos, postos de gasolina e comércios; ao usar táxi ou transportes por aplicativos, bem como o que fazer se um ato de violência acontecer, como um assaltado, e também em situações de furto de veículos ou de objetos no interior do veículo, dentre outras dicas. 

Mês da segurança 

Durante o mês de agosto, o MPDFT promove atividades dedicadas à segurança institucional, pessoal, da informação, da imagem e do patrimônio. Serão realizados eventos informativos, o lançamento de vídeos e o relançamento do manual.  

O primeiro vídeo sobre o tema apresenta dicas de segurança em estacionamentos e usa cenas reais de câmeras de vigilância para orientar sobre a violência urbana. Confira como se prevenir, a partir da análise do comportamento da vítima e do agressor.  

Um webinário sobre “Segurança contra golpes em ambientes digitais” será promovido no dia 24 de agosto.  A ação abrangerá medidas preventivas para evitar tornar-se vítima de golpes e engenharia social que possam trazer prejuízo financeiro e risco à integridade. O bate-papo virtual terá a presença do agente da Polícia Federal Fábio Augusto Macorin, do Serviço de Repressão a Crimes Cibernéticos, e será conduzido pelos servidores do MPDFT Ramon Araujo de Oliveira Assunção, da área de segurança institucional, e Luciana Araújo Freitas, da Secretaria de Tecnologia da Informação. A transmissão será realizada pelo YouTube, das 16h às 17h. Não é necessário fazer inscrição prévia.

Serviço

Mês da Segurança

Manual de segurança

Vídeo sobre segurança no estacionamento

Webinário “Segurança contra golpes em ambientes digitais”

Data: 24 de agosto

Horário: das 16h às 17h

Formato: virtual, pelo canal da Secor/MPDFT no Youtube

Leia mais

Mês da Segurança: MPDFT promove iniciativas que ajudam a identificar situações de risco

Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.