Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - MPDFT oferece curso gratuito de abordagem empática a vítimas de delitos

MPDFT

Menu
<

O curso é uma das iniciativas que têm por base os princípios da Justiça Restaurativa e da Comunicação Não-Violenta

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) disponibiliza o curso “Abordagem empática de atendimento de vítimas de delitos”, com o objetivo de oferecer conhecimentos com base na Justiça Restaurativa e Comunicação Não-Violenta (CNV). A capacitação  aborda os aspectos necessários para realização de um atendimento empático, diferenciando a abordagem da vítima nas perspectivas retributiva e restaurativa, além de descrever ferramentas comunicacionais para se dirigir ao público e aplicar ferramentas para oferecer atenção empática a vítimas de delitos.

Entre o conteúdo abordado estão aspectos relacionados à proteção da vítima, revitimização, comunicação consciente baseada na Comunicação Não-Violenta (CNV), escuta empática, validação de sentimento e enquadramento da fala no contexto do atendimento, estruturação do atendimento em etapas, roteiro de atendimento às vítimas, entre outros assuntos. A capacitação, promovida pela Secretaria de Educação e Desenvolvimento Corporativo e Programa Permanente de Incentivo à Política de Autocomposição do MPDFT, está em Educação à Distância (EaD) possui cinco horas de duração, é gratuita e aberta a todos os interessados. A inscrição pode ser feita diretamente na plataforma Moodle.

O curso autoinstrucional é parte do programa Escutando o Cidadão, criado em 2018, que tem por base os princípios da Justiça Restaurativa. O projeto busca fomentar ações de acolhimento, informação, empoderamento e proteção às pessoas que sofreram diretamente um crime e também seus familiares, para que recebam tratamento humanizado em todo o sistema de justiça criminal,ede acordo com o princípio da dignidade da pessoa humana. 

O conteúdo foi desenvolvido pelo facilitador de diálogos, mediador de conflitos e servidor do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) Vladimir da Matta Gonçalves Borges. Ele também é coautor do Manual de Negociação e Mediação para Membros do Ministério Público, capacitado em Práticas Colaborativas no Direito de Família e instrutor de cursos de conciliação e mediação judicial, capacitado pelo Conselho Nacional de Justiça.

Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.