Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Família acolhedora: MPDFT é parceiro na divulgação do serviço

MPDFT

Menu
<

No Dia Internacional das Famílias, MPDFT reforça a importância do acolhimento familiar para crianças em situação de risco

“[É] uma experiência fabulosa ver a contribuição que você dá no desenvolvimento da criança”. É assim que o voluntário Roberto Pojo descreve a participação no projeto “Família acolhedora”. Ele e a esposa Camila Pojo já receberam duas crianças que precisaram ser afastadas temporariamente do lar de origem e acreditam na importância da iniciativa.

O acolhimento familiar é um serviço previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). No Distrito Federal, ele foi incluído na política de assistência social pela Lei Distrital nº 6.794/2021. A execução ocorre por meio de parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e o Grupo Aconchego, em articulação com a Promotoria de Justiça de Defesa da Infância e Juventude e a Vara da Infância e da Juventude.

Para que mais famílias conheçam o serviço e se tornem voluntárias, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) é parceiro na divulgação da iniciativa. As ações de comunicação têm dado resultado: desde o início da campanha, há nove meses, o número de famílias interessadas em participar aumentou três vezes. Como resultado, o número de crianças acolhidas mensalmente cresceu cinco vezes.

A promotora de Justiça de Defesa da Infância e Juventude Rosana Viegas reforça a importância desses resultados para a proteção dos direitos de meninos e meninas. “Esse serviço permite à criança e ao adolescente a construção de vínculos afetivos mais profundos e uma nova experiência de vida em família”, afirma.

Como funciona

Para participar, os interessados devem morar no Distrito Federal; ser maiores de 18 anos; não ter como projeto a adoção; ter disponibilidade afetiva e emocional e habilidade para serem cuidadores; e não ter antecedentes criminais. Todas as configurações familiares são aceitas.

Para se inscrever, basta preencher o formulário eletrônico ou entrar em contato pela rede social Instagram e mandar mensagem para o perfil instagram.com/aconchegobr. Os candidatos passam também por uma capacitação de seis semanas e avaliação por assistente social e psicólogo.

A data

Em 1993, a Assembleia Geral das Nações Unidas designou 15 de maio como Dia Internacional das Famílias. A celebração é uma oportunidade de discutir questões sociais, políticas e econômicas que afetam a vida das famílias em todo o mundo. Em 2021, o tema escolhido foi “Famílias e novas tecnologias”.

Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.