Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - MPDFT lança revista no encerramento das comemorações de 60 anos da instituição

MPDFT

Menu
<

Versão digital da publicação está disponível no site do MPDFT

Revista Memoria Nota 2 1Foi lançada, nesta terça-feira, 13 de abril, a quarta edição da revista “Projeto Memória”. A publicação comemora os 60 anos da transferência do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) do Rio de Janeiro para Brasília. O evento, realizado de forma virtual, foi transmitido pelo canal do MPDFT no Youtube e encerra o ano de celebrações.

A abertura foi feita pela procuradora-geral de Justiça, Fabiana Costa. Para ela, as celebrações dos 60 anos do MPDFT foram uma oportunidade de apreciar a relevância histórica do trabalho da instituição. “Encerramos hoje esse período de aniversário que nos fez refletir sobre a força, a importância e a grandeza deste MPDFT, cuja história se entrelaça com a inauguração de Brasília e com os fatos mais importantes da história do Ministério Público brasileiro”, afirmou.

O bate-papo contou com a presença virtual da vice-procuradora-geral de Justiça e coordenadora do projeto Memória, Selma Sauerbronn, do presidente da AMPDFT, promotor de Justiça Trajano Souza, e dos procuradores de Justiça José Firmo Soub e Ezequiel Neto. A conversa sobre memória institucional foi mediada pela jornalista Fabíola Almeida.

A revista

Nesta edição, a equipe de comunicação do MPDFT produziu matérias sobre temas de relevância histórica para a instituição e o Distrito Federal. A batalha judicial pela desocupação da orla do Lago Paranoá é um dos destaques. Também há espaço para ex-integrantes ilustres da instituição, como o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Rogerio Schietti, membro do MPDFT por 26 anos, e a promotora de Justiça aposentada Elza Lugon, que teve papel fundamental na Assembleia Nacional Constituinte para a definição do que viria a ser o Ministério Público brasileiro.

Uma revista de interesse histórico publicada em 2021 não estaria completa se não tratasse da pandemia de Covid-19. A matéria sobre esse tema mostra os desafios internos enfrentados pelo MPDFT para que o trabalho pudesse continuar e também a atuação da força-tarefa criada especialmente para fiscalizar as ações de enfrentamento à doença.

Para fechar a homenagem, a revista dá espaço a depoimentos de integrantes da instituição. Membros e servidores, recém-chegados ou com décadas de experiência, contam por que escolheram trabalhar no MPDFT.

Design

A capa da revista, criada pelo servidor Nilton Silva Gonçalves, é uma colagem de elementos, figuras e personagens que remetem à atuação do MPDFT. Predomina a cor azul, escolhida para a marca da celebração dos 60 anos da instituição. O personagem em destaque é uma homenagem à sociedade do Distrito Federal: o candango. Sob seus pés, lê-se a frase "que os homens de amanhã que aqui vierem tenham compaixão dos nossos filhos e que a lei se cumpra". A inscrição foi encontrada em 2011 durante reforma nas lajes que dividem dois andares do Congresso Nacional. Escrita por um operário em 22 de abril de 1959, a lápis, representa um desejo atemporal.

Clique aqui para ler a revista.

Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.